Finlândia aprova vacina contra a Covid especial para visons
País será o primeiro da União Europeia a imunizar os animais, que são criados para a fabricação de casacos de pele
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Finlândia aprovou, nesta quinta-feira (30/9), o uso emergencial de uma vacina contra a Covid-19 para visons. Os animais, que são criados para abastecer a indústria de peles, são suscetíveis a contrair o coronavírus.
A Finlândia será o primeiro país da União Europeia a vacinar animais — nos Estados Unidos, uma fórmula especial já é aplicada em alguns primatas e felinos de zoológico.
“Já preparei cerca de meio milhão de doses, que devem ser suficientes para vacinar todos os animais duas vezes”, afirmou Jussi Peura, da Associação Finlandesa de Criadores de Peles (FIFUR), em entrevista à AFP. O imunizante especial foi criado a partir de uma parceria da FIFUR e da Universidade de Helsinki.
O país europeu tem cerca de mil fazendas de criação de visons e, até o momento, nenhum caso de Covid-19 foi diagnosticado entre os animais. Na Dinamarca, em contrapartida, uma cepa do vírus se espalhou entre os centros de criação e milhões de visons tiveram que ser sacrificados para evitar que a doença continuasse se proliferando.