metropoles.com

Filha de Viih Tube nasceu com icterícia. Saiba mais sobre o sintoma

Lua, fruto da relação da influencer com o ex-BBB Eliezer nasceu no domingo (9/4). Quadro de saúde da bebê preocupou os pais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Viih Tube, Eliezer BBB 22 abraçam a filha, Lua - Metrópoles
1 de 1 Viih Tube, Eliezer BBB 22 abraçam a filha, Lua - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

A ex-BBB Viih Tube revelou que sua filha Lua, fruto da relação com o também ex-BBB Eliezer, nasceu com icterícia. A menina chegou ao mundo no último domingo (9/4) na maternidade Pró-Mater, de São Paulo.

Icterícia é o termo usado para descrever uma coloração amarelada ou alaranjada na pele e nos olhos causado por um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina.

Em bebês, a cor amarelada aparece em primeiro lugar no rosto, depois no tórax e no abdômen, nas pernas e, finalmente, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Ao desaparecer, ela segue o caminho contrário, isto é, desaparece primeiro nos pés e pernas e, por último, no rosto.

Geralmente a icterícia surge após as primeiras 24h de vida e pode aumentar até o 4.° dia. A condição costuma desaparecer no 10.° dia.

Por que ocorre?

A bilirrubina é normalmente produzida no organismo pelo rompimento das células vermelhas do sangue e é eliminada pelas fezes após ser metabolizada pelo fígado. Se esse processo não acontece, há um aumento de bilirrubina no sangue e aparece a cor amarelada na pele.

Na maioria dos recém-nascidos, a icterícia ocorre porque, nos primeiros dias de vida do bebê, o fígado ainda não está completamente pronto e se encontra ainda limitado em sua habilidade de processar a bilirrubina. Isso não significa que haja alguma doença, apenas uma transição entre a vida dentro do útero e a vida após o nascimento.

“Banho de luz”

Em seus stories, Viih também mostrou a filha tomando “banho de luz” e desabafou: “Ela precisou de banho de luz por conta de icterícia. Meu coração doeu, porque não é fácil, mas conseguimos e tivemos alta depois”, concluiu.

O “banho de luz” consiste no tratamento com fototerapia, quando a criança é colocada sob um aparelho com várias lâmpadas fluorescentes ou de LED. A luz desencadeia uma alteração na estrutura da bilirrubina, facilitando o metabolismo e eliminação.

Em geral, este tratamento é necessário por um ou dois dias nos recém-nascidos, podendo ser maior nos prematuros ou naqueles que apresentam níveis muito altos de bilirrubina.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?