metropoles.com

Saiba o que acontece com seu fígado quando você para de beber

Professor de hepatologia explica que o fígado é extremamente prejudicado com o consumo do álcool, mas pode voltar funcionar com abstinência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
brinde de vinho entre duas pessoas
1 de 1 brinde de vinho entre duas pessoas - Foto: Getty Images

O fígado é o maior órgão interno do corpo humano, e é responsável por filtrar substâncias que foram ingeridas na alimentação, como o álcool. Porém, por ser uma bebida tóxica, exagerar nos drinks pode sobrecarregar o fígado e danificá-lo a longo prazo.

“No início, o álcool torna o fígado gorduroso, inflamando o órgão. Em resposta, ele tenta curar-se, produzindo tecido cicatricial. Se isso continuar sem controle, o órgão todo pode se tornar uma rede de cicatrizes com pequenas partes saudáveis – quadro que é conhecido como cirrose”, afirma o professor associado de hepatologia Ashwin Dhanda, da Universidade de Plymouth, da Inglaterra, em artigo escrito para o site de divulgação científica The Conversation.

Nos estágios finais da cirrose, quando o fígado falha, o paciente pode ficar com a pele amarelada (icterícia), inchar com líquidos e ficar sonolento e confuso. A condição é grave e pode ser fatal.

A gordura no fígado é a realidade da maioria das pessoas que bebem além da recomendação. A quantidade considerada segura pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 21 unidades de álcool por semana para homens e 14 para mulheres — cada dose equivale a 285 mL de cerveja, 100 mL de vinho ou 30 mL de destilados.

“No entanto, o fígado tem uma boa recuperação. Ele pode voltar a funcionar perfeitamente com apenas duas semanas de abandono do álcool. Interromper a bebida por vários meses permite que o órgão se cure e volte ao normal”, destaca Dhanda.

Abstinência

Parar de beber, porém, pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas. Assim que o consumo é interrompido, os alcoólatras podem entrar em abstinência. Além do tremor e suor, alguns indivíduos podem sofrer alucinações, convulsões e até morrer.

“A abstinência escancara a dependência por algo. Portanto, ajuda médica e psicológica é importante para parar com o vício de forma segura. Para salvar o seu fígado, primeiro é importante salvar a si”, afirma o professor.

3 imagens
Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro
Álcool pode levar a sérias doenças do fígado e alta dependência química
1 de 3

Pesquisa de 2023 aponta que sete em cada 10 brasileiros que abusam da bebida acham que bebem moderadamente

Reprodução/Internet
2 de 3

Além do fígado, bebidas alcoólicas prejudicam a saúde do coração e do cérebro

Yellow Dog Productions/Getty Images
3 de 3

Álcool pode levar a sérias doenças do fígado e alta dependência química

Getty Images

Além de prejudicar o fígado, o consumo de álcool está associado ao desenvolvimento de cânceres, como o de pâncreas e o de cólon.

O fígado não é o único a se beneficiar com a decisão de parar de beber. No entanto, saiba que, uma vez comprometido, o órgão não cresce de volta. Ele pode se curar se estiver danificado, mas não consegue voltar se morrer”, escreve Dhanda.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?