metropoles.com

Fibrose cística: moradora do DF compartilha vídeo sobre a doença

Diagnosticada logo depois do nascimento, Fernanda Gomide usou o gancho do filme A cinco passos de você para falar sobre a própria rotina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Facebook/Divulgação
Fernandaajustada
1 de 1 Fernandaajustada - Foto: Facebook/Divulgação

A universitária Fernanda Gomide, 20 anos, está comovendo às redes sociais com comentários sobre o filme A cinco passos de você, em cartaz nos cinemas. O filme conta a história de amor entre dois jovens que possuem fibrose cística, uma doença genética que, a depender da gravidade, pode levar à morte.

Fernanda foi diagnosticada logo após o nascimento, durante o teste do pezinho e, de lá para cá, desenvolveu uma rotina cuidadosa para controlar o problema. “Minha médica me chama de paciente nota dez”, brinca a estudante de Química da Universidade de Brasília (UnB). Além de tomar 33 comprimidos, ela também passa por duas sessões de nebulização e pelo menos uma de fisioterapia todos os dias.

Ela conta que resolveu gravar o vídeo para que as pessoas tenham mais informações sobre a doença. “É uma coisa que pode acontecer, não é apenas uma ficção hollywoodiana e é importante que as pessoas que convivem conosco saibam sobre o assunto”, defende. Na verdade, desde criança, ela já tinha esta preocupação e conta que, ainda no ensino fundamental, apresentou um trabalho na escola sobre o assunto.

Ao contrário dos personagens do filme que, em dado momento, se revoltam com suas condições de saúde, Fernanda prefere encarar os cuidados que precisa ter com a saúde como “adaptações” e não “restrições”. “Eu penso que a fibrose cística não me impede de viver bem e que, para viver bem, eu preciso apenas me cuidar,” afirma.

A fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma doença genética recessiva que se manifesta em ambos os sexos. O gene para fibrose cística é transmitido pelo pai e pela mãe e é responsável pela alteração no transporte de íons através das membranas das células. Isso compromete o funcionamento das glândulas que produzem substâncias espessas, como o muco do pulmão, o suor e as enzimas pancreáticas.

As pessoas que possuem a doença precisam ser acompanhados por equipes multidisciplinares, com pneumologistas, gastroenterologistas, endocrinologistas, geneticistas, fisioterapeutas e nutricionistas. O sistema respiratório e digestivo são os mais afetados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?