Arraial mais saudável? Nutri dá dicas para aproveitar festas juninas
Fazer substituições inteligentes e tentar não ceder à gula são conselhos para aproveitar as festas juninas sem comprometer a dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das épocas mais aguardadas do ano é o mês de junho, quando ocorrem as tradicionais festas juninas. No cardápio, há uma série de iguarias deliciosas que nos lembram dos sabores de infância, mas são super calóricas.
Para aproveitar as festas juninas de maneira mais saudável – sem comprometer os ganhos obtidos com exercícios e dieta, a nutricionista Adriana Zanardo sugere que, em vez de focar na quantidade de calorias, as pessoas prestem atenção na qualidade nutricional, na composição dos alimentos.
“Nós, seres humanos, precisamos de quantidades adequadas de calorias – assim como de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras – para que o corpo funcione de forma apropriada”, destaca Adriana, que é consultora da empresa Jasmine.
Ela recomenda aprender a avaliar os benefícios do alimento de maneira integral, levando conta calorias, nutrientes e até o prazer que ele proporciona. “O pão de forma branco, por exemplo, pode ter menos calorias do que o pão de forma integral com castanhas e sementes na composição. Isso porque castanhas e sementes contêm maiores quantidades de gorduras. No entanto, as castanhas e sementes são boas fontes de vitaminas e minerais importantíssimos para a saúde, como ferro e vitamina E”, explica.
Dentro desta perspectiva, Adriana oferece algumas dicas para quem vai receber os amigos em casa com um lanche junino ou participar de comemorações colaborativas.
Veja dicas da nutricionista para um arraial mais saudável:
1) Faça substituições
Se for comemorar em casa, pensando em qualidade dos ingredientes, é possível fazer algumas substituições. Troque o açúcar refinado pelo demerara e o leite integral pelo semidesnatado. A manteiga também pode ser uma opção mais interessante que a margarina, e uma farinha de trigo integral ou o farelo de aveia podem substituir a farinha branca.
2) Use temperos naturais
Em vez de usar temperos industrializados, prefira temperos naturais, como alho, cebola e ervas. As carnes embutidas, como presunto, mortadela e linguiça, podem ser substituídas por opções magras, como filé e patinho.
3) Inclua castanhas e sementes
Ingredientes como castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, chia, linhaça, semente de abóbora, semente de girassol, aveia, quinoa e amaranto são cheios de nutrientes e dão um sabor especial à comida. Vale apostar neles para pratos mais elaborados e saudáveis.
4) Conheça as opções antes de escolher
Nada de deixar a gula dominar você durante a quermesse. Se está em um arraial, dê uma volta, escolha duas opções que goste muito e se satisfaça com elas.
5) Avalie se vale a pena repetir
Antes de fazer uma nova escolha, se pergunte: estou com fome? Realmente “cabe”? Talvez seja mais viável consumir algo a mais em outro momento.
6) Tente manter a rotina
Não se engane achando que “pular” uma refeição é uma boa ideia para comer à vontade durante a festa. O ideal é manter a alimentação normal durante o dia para não correr risco de matar a fome com as comidas da festa.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!