metropoles.com

Fertilização in vitro gera bebê com DNA de 3 pessoas no Reino Unido

Tratamento de fertilização com a doação de mitocôndrias é autorizado apenas para bebês que podem herdar problema de saúde incurável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Fertilização in vitro
1 de 1 Fertilização in vitro - Foto: Getty Images

Nasceu no Reino Unido o primeiro bebê gerado com o DNA de três pessoas a partir de fertilização in vitro. Conhecida como tratamento de doação mitocondrial (TDM), a técnica foi desenvolvida para impedir que crianças herdem doenças incuráveis dos pais.

O TDM usa o tecido de óvulos de doadoras saudáveis ​​para criar embriões por fertilização in vitro livres de mutações encontradas em mães com doença mitocondrial – que afeta a parte da célula responsável pela produção de energia.

Embora tenha ganhado o nome de “bebês com três pais”, aproximadamente 99,8% do DNA das crianças vem da mãe e do pai. Menos de 1% da genética final do bebê vem da doadora – cerca de 37 genes.

Em uma gravidez natural, todas as mitocôndrias de uma pessoa são herdadas da mãe, caso ela tenha alguma doença mitocondrial, o bebê corre um risco alto de herdar essas mutações.

As mutações que danificam as mitocôndrias costumam afetar os tecidos que consomem muita energia, presentes no coração, cérebro, músculos e fígado, por exemplo. Sem a energia necessária, eles podem se deteriorar à medida que a criança cresce, causando doenças e até mesmo a morte delas.

Tratamento de doação mitocondrial (TDM)

Na primeira etapa do TDM, o esperma do pai é usado para fertilizar os óvulos da mãe com a doença mitocondrial e da doadora saudável. O material genético do núcleo do óvulo da doadora é removido e substituído pelo do óvulo fertilizado do casal. Embora o óvulo tenha os cromossomos do casal, ele carrega as mitocôndrias saudáveis da doadora. Depois da consolidação, ele é implantado no útero.

Fila de espera

A regulamentação do Reino Unido permite que apenas as mulheres com as formas graves de doença mitocondrial sejam elegíveis para o tratamento. As candidatas devem comprovar o quadro para ter a aprovação da Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia britânica (HFEA, da sigla em inglês).

O primeiro nascimento a partir de TDM foi registrado nos Estados Unidos em 2016. O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar a técnica, também conhecida como terapia de substituição mitocondrial (TSM), ainda em 2015. Em 2018, a clínica Newcastle Fertility Centre se tornou o primeiro e único centro nacional licenciado a realizar o procedimento. Desde então, a doação vinha sendo realizada apenas de forma experimental.

Atualmente, 32 pacientes aguardam para realizar o procedimento após terem recebido a autorização da HFEA.

Por questões de confidencialidade, os médicos da clínica Newcastle Fertility Centre, no Reino Unido, não têm autorização para dar informações sobre o nascimento do bebê.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?