metropoles.com

Fernando Zor e o vício em Zolpidem: quais os riscos do uso exagerado?

O cantor sertanejo que faz dupla com Sorocaba revelou ter vício no medicamento Zolpidem, relatando chegar a tomar 15 comprimidos por dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
foto-abre-fernando-zor-live-crise-remedio-alcool-2023
1 de 1 foto-abre-fernando-zor-live-crise-remedio-alcool-2023 - Foto: Reprodução/Instagram

Na última semana, o sertanejo Fernando Zor, da dupla com Sorocaba, relatou que mistura rotineiramente bebidas alcoólicas com o medicamento indutor de sono Zolpidem. Além disso, o cantor de 38 anos confessou que chega a tomar 15 cápsulas por dia para conseguir “apagar” após a exaustiva rotina de trabalhos.

O vício de Fernando Zor serve para chamar atenção sobre os perigos da mistura desse tipo de remédio com álcool. Além disso, acende o alerta para os riscos à saúde que surgem com o uso prolongado ou sem prescrição médica.

A psicanalista Andréa Ladislau alerta que o remédio pode provocar efeitos como dependência, alucinações e sonambulismo e, por isso, deve ter o uso administrado e acompanhado por um médico.

Uso indiscriminado

A especialista acrescenta que, além do Zolpidem, há uma lista vasta de hipnóticos, ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, estabilizadores de humor, entre outros, que estão com sua utilização banalizada. Os medicamentos servem para o tratamento de diversos quadros e sintomas psicoemocionais, mas muita gente os usa para “ficar chapado”.

Para a profissional, o caso do sertanejo Fernando Zor, sinaliza, mais uma vez, a necessidade de buscar auxílio de um profissional de saúde mental. “É necessário que o paciente identifique os gatilhos que estão afetando sono, apetite, humor e dificultando sua interação social, seu foco e atenção”, afirma.

Leia a entrevista completa com a psicanalista no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?