metropoles.com

Férias escolares: 5 dicas para manter uma boa alimentação das crianças

Especialistas explicam como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias escolares e evitar a obesidade infantil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de uma criança negra comendo um milho assado diante de uma bandeja com diversos alimentos
1 de 1 Foto de uma criança negra comendo um milho assado diante de uma bandeja com diversos alimentos - Foto: Getty Images

Nada de liberou geral durante as férias escolares. O período sem aulas muda completamente os hábitos alimentares das crianças. Em casa e longe do controle de pais e professores, elas tendem a consumir mais produtos industrializados. Além disso, elas também passam maior tempo em frente às telas, o que associado a má alimentação contribui para o desenvolvimento de obesidade.

Para a endocrinologista e presidente do Instituto da Pessoa com Diabetes, Angela Nazário, a educação alimentar das crianças é essencial para combater esse cenário durante as férias escolares. “Lá na frente é muito mais difícil perder peso e recuperar a qualidade de vida. Por isso, é tão importante falar sobre a obesidade infantil, e os pais têm um papel fundamental na prevenção. Se os armários e geladeiras estiverem cheios de comidas saudáveis, as crianças terão uma alimentação melhor”, defende ela.

Para Thayná Guimarães, nutricionista do Instituto da Pessoa com Diabetes, o planejamento alimentar de toda a família é a melhor forma de cuidar da saúde das crianças. “Os pais são os exemplos para os filhos e são eles quem decidem quais alimentos entram em casa. O combate à obesidade infantil exige uma união e esforço de todos, o que, na verdade, só trará benefícios, tanto para os pais quanto para as crianças”, explica.  Confira algumas orientações da nutricionista para otimizar a alimentação do seu filho nas férias escolares:

Convide seu filho para cozinhar

Crianças cozinhando um prato com muitos vegetais
Os pequenos também podem se divertir na cozinha durante as férias escolares

As crianças amam participar das atividades e colocar a mão na massa. Durante as férias escolares, faça receitas caseiras e funcionais, substituindo o trigo por farelo de aveia, por exemplo, e chame seu filho para te ajudar na receita. Assim, é possível despertar o prazer pela comida feita em casa, e não industrializada.

Deixe os alimentos saudáveis à vista

Quando bate a fome, a criança procura o que estiver mais perto e rápido para comer. Se os salgadinhos estiverem no seu campo de visão, ela com certeza irá escolher esse ao invés de uma fruta. Portanto, deixe esses alimentos já lavados e picados em potes para a criança, e mantenha os industrializados em prateleiras altas para ocasiões pontuais.

Conheça as dicas para melhorar a alimentação das crianças no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?