metropoles.com

Férias: saiba os benefícios que o descanso proporciona à saúde

Dar uma pausa na rotina de trabalho e viver novas experiências ajuda a equilibrar o cérebro, além de descansar o corpo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Homem careca idoso negro usando óculos escuros enquanto bebe suco em anel inflável durante férias - Metrópoles
1 de 1 Homem careca idoso negro usando óculos escuros enquanto bebe suco em anel inflável durante férias - Metrópoles - Foto: Getty Images

Não vê a hora de o ano acabar para pode dar um mergulho no mar ou fazer uma viagem rápida? Viajar nas férias deve ser encarado não só como um desejo, mas como uma necessidade.

Os benefícios trazidos pelas pausas são importantes para equilibrar o corpo, permitindo que a pessoa descanse do estresse diário e acrescente ao repertório experiências como a vivência em novos lugares e à interação com outras culturas, que funcionam como estimulantes para o cérebro.

“Os momentos de quietude permitem que o organismo passe por uma espécie de “restart”, retornar o equilíbrio dos hormônios do estresse”, explica a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da consultoria Nêmesis, do Rio de Janeiro.

A especialista aponta que o “restart” do cérebro só é alcançado quando o recesso se dá por um período longo, preferencialmente de um mínimo de duas semanas. “Ao fazer pausas em fins de semana prolongado, há uma melhora, mas não temos o mesmo efeito. Estudos já mostraram que só quem tira férias periódicas e longas consegue aumentar a própria expectativa de vida”, conta.

Foto colorida mostra mulher jovem parda sorrindo e tomando sol
Além de proporcionar descanso, as férias estimulam o cérebro quando associadas a uma viagem

O benefício das viagens

Além da oportunidade de descansar da rotina, viajar nas férias traz benefícios ao cérebro. Junto com a interrupção dos ciclos de estresse, há a possibilidade de estimular o aprendizado, conhecendo novas coisas e vivendo atividades relaxantes ao mesmo tempo que prazerosas.

“O cérebro aprende a partir da experiência, ao entrar em contato com novos lugares, pessoas e coisas. Entretanto, não é preciso gastar uma fortuna para viajar para outro país e conseguir exercitar isso. É possível vivenciar isso na vizinhança, indo a um restaurante, lendo um livro”, detalha Ana Carolina Souza.

O mais importante das férias, para a neurologista, portanto, não é o destino escolhido ou a quantidade de dias que será aproveitada, mas sim a capacidade de se desligar da rotina laboral e se permitir ao ócio.

“O corpo humano funciona melhor ao viver ciclos de emoções, ao se expor ao estresse e à calmaria, ao ter pequenas variações dos batimentos cardíacos. Muitas vezes, porém, vivemos em ciclos contínuos de estresse e preocupações, por isso relaxar deveria ser uma meta e um aprendizado para todos”, conclui.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?