Feijão engorda? Conheça mitos e verdades sobre a leguminosa
Engenheira em alimentos destaca alguns mitos sobre a leguminosa, que vem sendo colocada de lado na dieta dos brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
O feijão é um dos alimentos mais tradicionais da culinária brasileira. Ele é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Porém, apesar dos inúmeros benefícios, existem alguns mitos sobre o alimento.
Segundo a engenheira de alimentos Ana Rachel, diretora de operações da fábrica de alimentos Combrasil, alguns desses conceitos errados estão afastando os brasileiros desse prato tão tradicional.
“Feijão é o alimento mais plural, democrático e completo e todo brasileiro precisa ter na dieta. Basta uma concha do grão para você ter acesso aos benefícios, é a quantidade diária recomendada”, destaca Ana Rachel.
Confira alguns mitos e verdades sobre o alimento:
Feijão engorda?
Mito. O feijão não engorda. “O feijão não te faz ganhar peso. Na verdade, pelo alto índice de fibras solúveis que tem e a alta fonte de proteína, esse amido faz perder peso e não ganhar”, afirma Ana.
Feijão é rico apenas em ferro?
Mentira. O feijão é muito mais do que rico em ferro. Ele também contém: 1) fibras, que combatem a constipação e auxiliam na evacuação; 2) minerais e vitaminas, que ajudam na prevenção de doenças como diabetes e anemia e 3) antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento celular.
Feijão pode fazer parte de dietas?
Verdade. O feijão pode estar presente em qualquer tipo de dieta. A leguminosa combinada com arroz é uma excelente fonte de nutrientes. O corpo humano precisa de 20 aminoácidos para manter a saúde em equilíbrio e funcionar corretamente, dez deles são encontrados na mistura arroz com feijão.
É preciso deixar o feijão de molho?
Verdade. Antes de cozinhá-lo, é importante deixar o feijão de molho, entre oito a 12 horas, para eliminar substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes. Também é recomendado deixá-lo de molho para retirar possíveis toxinas agrotóxicas.
O processo de produção e escolha dos grãos impacta nos nutrientes?
Sim. “A seleção dos grãos é fundamental para a obtenção de um produto saudável, pois é necessário retirar os grãos defeituosos e deixar apenas os sadios, que são classificados como grão de feijão tipo 1, conforme a legislação”, explica a engenheira de alimentos.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.