Faustão passa por novo procedimento médico. Saiba o que é embolização
Faustão passou por uma embolização na quinta-feira (14/3). Ele segue internado para se recuperar do transplante de rim feito em fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
O apresentador Fausto Silva, 73 anos, passou por uma embolização na quinta-feira (14/3). Os médicos realizaram o procedimento cirúrgico para resolver questões linfáticas que estavam atrasando a recuperação de Faustão.
O apresentador está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 26 de fevereiro, quando foi submetido a um novo transplante de rim. Embora a cirurgia tenha sido bem-sucedida, o órgão ainda não entrou em funcionamento no corpo do apresentador.
O que é embolização?
A embolização é um procedimento minimamente invasivo que apresenta poucos riscos à saúde. Um cateter é introduzido por meio da virilha ou do braço do paciente até a artéria alvo. O objetivo é interromper um sangramento ou o extravasamento de linfa, líquido produzido quando o sangue atravessa os vasos capilares e vaza para o corpo.
O médico Alexandre Sallum, chefe do transplante renal do Hospital Santa Catarina – Paulista, explica que quadros como o de Faustão ocorrem devido à função retardada do enxerto (DGF), quando o rim demora a funcionar. “Pode acontecer por três motivos: alterações vasculares, como trombose arterial ou venosa, causas infecciosas e rejeição do órgão transplantado”, afirma o especialista.
A embolização também é indicada em casos de mioma uterino ou tumores, quadros nos quais a chegada de sangue precisa ser suprimida, explica o médico Gabriel Kanhouch, do serviço de hemodinâmica do Hospital Brasília, da rede Dasa.
“No caso do Faustão, o rim transplantado não funcionou no tempo necessário e por isso foi realizado a embolização”, disse Kanhouch.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!