metropoles.com

Fast food: entenda os verdadeiros riscos do consumo excessivo

Endocrinologista explica que alimentos cheios de gordura, açúcar e sódio causam picos de insulina rápido, aumentando a sensação de prazer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Science Photo Library/Getty Images
Imagem colorida mostra cachorro-quente, hambúrguer e alimentos gordurosos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra cachorro-quente, hambúrguer e alimentos gordurosos - Metrópoles - Foto: Science Photo Library/Getty Images

O fast food é a refeição preparada e consumida em curto espaço de tempo. Os exemplos clássicos são as batatas fritas, pizzas, lanches e salgados. São pratos que têm um sabor intenso, mas a diferença é que logo depois essas calorias causam prejuízos para a saúde.

“O maior prejuízo é que você está ‘enterrando’ sua qualidade de vida a longo prazo, criando picos de insulina todo tempo e satisfazendo o seu cérebro com alimentos nocivos à saúde. Você está se inflamando e levando seu corpo a um estado de inércia, e cada vez mais armazenando gordura em locais impróprios”, diz a médica endocrinologista Mariana Arraes.

Ela reforça que a comida fast food deve ser excluída de quem está engajado com exercício físico e confirma que as opções rápidas são viciantes. “Na verdade, para mim o prático e rápido é a alimentação limpa e simples. Fast food tem alto teor de gordura, sódio, açúcar e o cérebro quer o que dá pico de insulina mais rápido para dar sensação de prazer. É uma ‘droga’ liberada com uso indicado e com propagandas de incentivo”, enfatiza Mariana.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?