Farmacêutica vai reduzir 70% do preço da insulina nos Estados Unidos
A empresa Eli Lilly, responsável por um dos remédios mais importantes no tratamento de diabetes, anunciou redução de preço nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
A farmacêutica Eli Lilly anunciou, nesta quarta (1º/3), que vai reduzir o preço de uma das insulinas da empresa em 70% nos Estados Unidos. A decisão vale para o medicamento Humalog, mas um corte no valor de outro remédio semelhante, o Humulin, também deve acontecer nos próximos meses.
“A Lilly está tomando essas medidas para facilitar o acesso à insulina e ajudar os americanos que podem ter dificuldades para lidar com um sistema de saúde complexo, que pode impedi-los de obter insulina a um preço acessível”, explica a empresa, em um comunicado.
O novo valor da insulina Humulin (cerca de R$ 130 o frasco) começa a ser praticado no dia 1º de maio nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre se a empresa pretende abaixar os preços em outros mercados, inclusive no Brasil.
O presidente dos EUA, Joe Biden, usou sua conta no Twitter para celebrar a notícia, e pede que outros laboratórios sigam o exemplo.
Huge news.
Last year, we capped insulin prices for seniors on Medicare, but there was more work to do.
I called on Congress – and manufacturers – to lower insulin prices for everyone else.
Today, Eli Lilly is heeding my call. Others should follow. https://t.co/Kv57KFATe9
— President Biden (@POTUS) March 1, 2023
O corte no preço acontece durante uma tendência no aumento do custo da insulina, que acompanha uma alta na quantidade de pessoas com diabetes causada pelo estilo de vida. Segundo o CEO da farmacêutica, David Ricks, a insulina ainda não é acessível para todos os pacientes, e isso precisa mudar.
Confusão no Twitter
Em novembro de 2022, um perfil fake da empresa comprou o selo azul do Twitter e anunciou que a insulina seria gratuita a partir daquele momento. As ações da Eli Lilly caíram mais de 4% em um dia, e a farmacêutica precisou confirmar que a informação era falsa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.