Coronavírus: parente de paciente ficará isolado e terá atestado
Todos que moram debaixo do mesmo teto em áreas de transmissão comunitária devem ficar 14 dias em casa
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19/03), o secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzhein, afirmou que, com a confirmação de transmissão comunitária de coronavírus em pelo menos cinco estados, a partir de agora todos os familiares de pacientes destes locais que apresentarem sintomas gripais receberão atestado médico.
A ideia é que as pessoas que moram debaixo do mesmo teto fiquem em casa durante 14 dias se alguém tiver sintomas gripais para garantir que o coronavírus não seja disseminado pela sociedade.
Não é preciso que os familiares acompanhem quem tem sintoma ao posto de saúde para receber o atestado. “Há uma transmissão muito grande em casos assintomáticos, devem ficar em casa, tomando os cuidados de higiene”, diz Harzhein.
O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (19/03), que há 621 casos confirmados de coronavírus e seis óbitos no país por causa da doença. Informações divulgadas a partir das secretarias de Saúde dos estados, entretanto, dão conta de sete mortes pela Covid-19.