metropoles.com

Faltei à academia. Devo tomar o whey protein mesmo assim?

Nutricionistas aconselham sobre a melhor forma de ingerir o whey protein, que pode ou não estar vinculado aos treinos na academia

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Mulher bebendo whey protein em coqueteleira - Metrópoles
1 de 1 Mulher bebendo whey protein em coqueteleira - Metrópoles - Foto: Getty Images

Quem é assíduo na musculação geralmente usa o whey protein como um aliado no ganho de massa magra. Entretanto, nem sempre a rotina atribulada permite ir à academia todos os dias — nessas situações, é necessário tomar o suplemento de toda forma?

Segundo os nutricionistas ouvidos pelo Metrópoles, se o whey protein faz parte de um plano alimentar diário e não é apenas um extra, independente de ir à academia ou não, o suplemento será bem-vindo, já que supre as necessidades proteicas diárias que não são atingidas naturalmente através da alimentação.

“O whey serve para substituir a falta de proteínas que poderia ser resolvida com a ingestão de carne, frango ou ovos. Por isso, ele não deve ser tomado apenas antes ou depois do treino, e sim em qualquer horário do dia”, explica o nutricionista Isaac Nunes, de Brasília.

Whey dentro do plano alimentar

Ao criar um plano nutricional, o profissional estuda a quantidade de macronutrientes que o indivíduo deve consumir para atingir seus objetivos. No caso de quem busca a hipertrofia, ou seja, o ganho de músculos, é preciso fazer um reforço na ingestão de proteínas, por exemplo.

Segundo o nutricionista Bruno Rua, de Brasília, o ideal é que o profissional elabore dois modelos de dieta, um para quando o paciente vai treinar e outro para dias de descanso — mas o whey pode estar incluído em qualquer um dos dois.

“Isto deve ser feito porque o gasto calórico diário pode variar bastante entre as duas rotinas. Quando não houver treino, o consumo de carboidratos e gorduras deve ser reduzido por conta do menor gasto calórico. A quantidade de proteínas diária, porém, será a mesma. Se você só atinge o nível previsto com o whey protein, ele deve ser mantido”, explica ele.

homem de cabelo branco preparando shake em cozinha - Metrópoles
O whey protein tem alto teor de proteínas e é elaborado a partir de concentração de moléculas do leite

Whey apenas nos dias de treino

Há, porém, planos alimentares que podem vincular o whey apenas à rotina de treinamentos, mas eles são menos frequentes. Nestes casos, o whey funciona apenas como um pós-treino para intensificar o crescimento das fibras musculares após as microlesões causadas pela atividade física.

“Tudo depende da proposta do profissional e dos objetivos do paciente. Para alcançar seu melhor resultado, o mais importante é seguir a prescrição exatamente como foi feita, com constância e a maior disciplina possível”, conclui Rua.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?