metropoles.com

Falta de vitamina D pode levar a problemas de saúde. Entenda

O corpo precisa de quantidades adequadas de vitamina D para funcionar normalmente. Saiba o que a deficiência do nutriente pode causar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay/Divulgação
Imagem de uma cápsula amarela de suplemento de vitamina D em superfície cinza - Metrópoles
1 de 1 Imagem de uma cápsula amarela de suplemento de vitamina D em superfície cinza - Metrópoles - Foto: Pixabay/Divulgação

A vitamina D é essencial para o funcionamento de todo o organismo. No entanto, os especialistas têm percebido uma crescente deficiência da substância entre a população. Um estudo publicado no Journal of Nutrition revelou que 88% dos habitantes do planeta apresentam níveis abaixo do recomendado do hormôno, que deve estar acima de 20 ng/ml em indivíduos saudáveis com menos de 65 anos e entre 30 a 60 ng/mL em pessoas acima dessa idade ou com comorbidades que podem comprometer sua absorção. É o caso da obesidade, insuficiência hepática, doenças inflamatórias intestinais e de quem se submeteu a cirurgia bariátrica.

No Brasil o cenário não é diferente. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que cerca de 875 mil pessoas com mais de 50 anos apresentam deficiência de vitamina D no país. Além disso, 7,5 milhões de indivíduos nessa faixa etária estão com concentrações da vitamina inferiores às consideradas saudáveis.

Os dados são preocupantes, pois a substância proporciona muitos benefícios à saúde. O mais conhecido é o fortalecimento ósseo, evitando males como a osteoporose. Evidências científicas também já mostraram que ela melhora a imunidade e ajuda no combate a doenças metabólicas, neurológicas e psiquiátricas.

“A vitamina D é peça fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo, pois além de atuar na regulação do sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, ela faz parte de todo um processo de tratamento e prevenção, inclusive, de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e a esclerose múltipla”, afirma a nutricionista Adriana Stavro.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?