Falta de higiene bucal pode agravar sintomas da Covid, diz estudo
Pesquisadores indicam que indivíduos com doença periodontal possuem mais chance de desenvolver a forma grave da doença
atualizado
Compartilhar notícia
Manter uma boa higiene bucal é um dos princípios básicos de saúde que todas as pessoas deveriam seguir. Afinal, essa região do corpo é responsável pelo primeiro contato com todos os alimentos que ingerimos. Sem falar que as mucosas presentes na boca também vivem em conexão direta com o mundo externo.
Por todas essas características, ter uma boa higiene bucal é fundamental para o bem-estar completo do organismo. Acumular dejetos e impurezas nessa parte do corpo pode desencadear inúmeras doenças periodontais, como gengivite e periodontite. Além disso, caso você seja infectado pelo coronavírus e possua alguma enfermidade bucal, suas chances de desenvolver a forma grave da doença aumentam.
Ao menos é o que indica um estudo científico publicado pelo Journal of Clinical Periodontology. “Qualquer doença que acomete a boca gera riscos para todo o organismo porque essas condições podem ter envolvimento de bactérias, fungos e até mesmo vírus”, conta a cirurgiã-dentista e coordenadora do curso de odontologia da Faculdade Pitágoras, Carolina Lage.
Para a especialista, o estudo realmente faz sentido e, por isso, é melhor manter todos os cuidados com a higiene bucal em dia. “Pessoas com doenças periodontais, caso contaminadas pela Covid-19, correm um risco de três à quatro vezes maior de desenvolver casos graves. Importante ressaltar que a doença periodontal não causa Covid-19, mas pode agravar o quadro se a pessoa for infectada pelo vírus”, completa a dentista.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.