metropoles.com

Fala, tosse e espirro: entenda risco de pegar Covid-19 em cada situação

Pesquisa mostra perigos diferentes para as pessoas que têm contato direto com os pacientes que estão enfrentando a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Seksan Mongkhonkhamsao/GettyImages
Fotografia colorida. Homem coloca a mão no rosto mascarado para tossir
1 de 1 Fotografia colorida. Homem coloca a mão no rosto mascarado para tossir - Foto: Seksan Mongkhonkhamsao/GettyImages

Em meio a muitas dúvidas sobre o comportamento do novo coronavírus, há algumas certezas. Entre elas a de que as gotículas contaminadas proferidas por meio de tosse, espirro e fala são os métodos de transmissão mais comuns do Sars-CoV-2. Um estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine avançou ao descrever o comportamento do vírus em cada uma das três situações.

O simples fato de falar mais alto durante um minuto pode produzir mil gotículas capazes de transportar o vírus. O número só não é mais assustador quando comparado à tosse, que pode espalhar 3 mil gotículas, e o espirro, que dispersa até 40 mil.

A pesquisa aponta que as gotículas maiores tendem a carregar mais carga viral, mas ficam menos tempo no ar, enquanto as menores têm menos probabilidade de estarem infectadas, mas permanecem no ar por muito mais tempo.

A tosse é responsável por expulsar as maiores gotículas, mas elas tendem a percorrer menores distâncias: elas caem no chão antes de chegar a 2 metros. As maiores (0,01 cm) ficam suspensas no ar durante apenas 10 segundos. Já as menores, segundo a pesquisa, flutuam no ambiente por tempo indefinido. As menores partículas – portanto as que permanecem mais tempo no ar – são bombardeadas pela fala alta (cantar, por exemplo).

Apesar de conterem menor carga viral, a capacidade de circulação dessas partículas menores também é preocupante. “As gotículas menores podem pulverizar verticalmente no ar entre 6 e 8 metros, o que é, teoricamente, alto o suficiente para entrarem e viajarem por meio dos sistemas de ventilação do teto de alguns edifícios”, alertam Rajiv Dhand, da Universidade do Tennessee, e dr Jie Li, da Universidade de Chicago, coautores da pesquisa.

Fala, tosse e espirro

– Falar alto por um minuto pode produzir mil gotículas capazes de transportar o coronavírus.

– Um espirro pode produzir 40 mil gotículas.

– A tosse pode produzir cerca de 3 mil gotículas que podem transmitir o vírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?