metropoles.com

Facetas dentárias: veja riscos da técnica que causou morte em GO

Família afirma que procedimento mal sucedido provocou infecção generalizada no funcionário público Luiz Carlos das Dores

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CiR
03.Prova-das-lentes-facetas-nos-dentes-do-paciente.
1 de 1 03.Prova-das-lentes-facetas-nos-dentes-do-paciente. - Foto: Divulgação/CiR

A morte do funcionário público Luiz Carlos das Dores, de 56 anos, meses após colocar facetas dentárias, serve de alerta para pessoas que planejam realizar esse tipo de procedimento com segurança.

O paciente de Goiânia (GO) tinha problemas bucais e a realização do procedimento estético acabou causando uma infecção generalizada. O dentista Alysson Resende explica que, antes de qualquer procedimento estético do tipo, deve ser feito o controle de inflamações na gengiva, cáries e demais problemas que possam existir, para não facilitar o acúmulo de bactérias.

“É preciso estar com a saúde oral em dia e também  ficar atento à maneira como as lentes são aplicadas. Ao serem inseridas na gengiva, as lentes podem causar processos inflamatórios”, afirma Resende.

O especialista reforça a importância da saúde bucal, pois uma simples cárie não tratada pode se transformar em um problema grave caso a infecção se espalhe para a corrente sanguínea. Infecções na dentição inferior podem descer para a região cervical e o tórax. Já as da dentição superior podem chegar ao cérebro.

Cuidados que devem ser observados por quem busca lentes dentárias

O paciente que planeja fazer esse tipo de procedimento deve buscar um especialista. Os cuidados devem ser redobrados quando há histórico de sangramentos, dentes frágeis ou moles e inflamações na gengiva.

“O dentista precisa analisar a saúde bucal do paciente detalhadamente, com exames de imagem, e só depois disso planejar a intervenção adequada”, explica Resende.

Entre os tratamentos prévios que precedem a colocação de facetas estão raspagem, remoção da placa bacteriana e de tártaro, além de cirurgias periodontais. “Esses procedimentos são parte do tratamento e, apenas após serem concluídos, pode ser iniciada a parte estética“, completa o especialista.

3 imagens
Homem morreu após infecção generalizada
Tratamento estava orçado em R$ 61 mil
1 de 3

Segundo marido, infecção foi causada pelo implante de facetas dentárias

Arquivo pessoal/Benedito do Nascimento
2 de 3

Homem morreu após infecção generalizada

Reprodução/TV Anhanguera
3 de 3

Tratamento estava orçado em R$ 61 mil

Arquivo pessoal/Benedito do Nascimento

Entenda o caso

O funcionário público Luiz Carlos das Dores, de 56 anos, morreu em Goiânia (GO), em agosto, meses após colocar 24 facetas dentárias. Segundo a família, Luiz teve infecção generalizada após o tratamento.

Ele chegou a ser internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas morreu 10 dias depois. Nas redes sociais, o marido da vítima, Benedito Antônio Nascimento, acusou a dentista responsável de negligência.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?