Fabricante indiana garante “implantação tranquila das vacinas no mundo”
Instituto Serum havia sinalizado na segunda-feira (4/1) que não exportaria imunizantes contra Covid-19 para outros países
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de dizer que a Índia não permitiria a exportação de vacinas contra a Covid-19, o Instituto Serum, responsável pela produção de 1 bilhão de doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca, prometeu “uma implantação tranquila das vacinas na Índia e no mundo”.
Pelo Twitter, o presidente do laboratório indiano, Adar Poonawala, disse nesta terça-feira (5/1) que houve uma falha de comunicação e, em um comunicado conjunto com o laboratório Bharat Biotech, responsável por outra vacina contra o novo coronavírus, as duas empresas afirmaram que estão totalmente engajadas na “fabricação, fornecimento e distribuição, de forma que as populações que mais precisam recebam vacinas de alta qualidade, seguras e eficazes”.
“As vacinas são um bem de saúde pública global e têm o poder de salvar vidas e acelerar o retorno à normalidade econômica o mais rápido possível”, diz ainda o comunicado.
O Instituto Serum foi contratado para produzir 1 bilhão de doses da vacina de Oxford para países em desenvolvimento, 2 milhões delas devem ser enviadas para o Brasil, a partir de um acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A importação dessas doses foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em caráter excepcional, pois a fórmula ainda não foi submetida à autorização de uso emergencial ou ao registro sanitário. Representantes da Fiocruz e da Anvisa se reúnem nesta terça-feira (5/1) para acertar detalhes sobre os pedidos.
A chegada das 2 milhões de doses permitiria antecipar para este mês o calendário de imunização no Brasil, previsto para começar entre o os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro.
Confira a íntegra do comunicado:
O Serum Institute of India e a Bharat Biotech comunicam conjuntamente sua promessa de uma implantação tranquila das vacinas Covid-19 na Índia e no mundo.
O Sr. Adar Poonawala e a Dr. Krishna Ella, em conjunto em nome das duas empresas, comunicaram hoje sua intenção combinada de desenvolver a fabricação e fornecer as vacinas Covid-19 para a Índia e globalmente. Eles disseram que a tarefa mais importante que têm pela frente é salvar vidas e meios de subsistência para as populações da Índia e do mundo.
As vacinas são um bem de saúde pública global e têm o poder de salvar vidas e acelerar o retorno à normalidade econômica o mais rápido possível.
Agora que duas vacinas Covid-19 foram emitidas EUA (autorização de uso de emergência) na Índia, o foco está na fabricação, fornecimento e distribuição, de forma que as populações que mais precisam, recebam vacinas de alta qualidade, seguras e eficazes. Ambas as nossas empresas estão totalmente engajadas nesta atividade e consideram nosso dever para com a nação e o mundo em geral garantir uma distribuição tranquila de vacinas.
Cada uma de nossas empresas continua suas atividades de desenvolvimento de vacinas Covid-19 conforme planejado. Estamos plenamente cientes da importância das vacinas para pessoas e países, por meio deste comunicamos nosso compromisso conjunto de fornecer acesso global para nossas vacinas Covid-19.