Fábrica estraga 15 milhões de doses de vacina contra Covid-19 nos EUA
Empresa misturou ingredientes dos imunizantes Johnson & Johnson e AstraZeneca e atrasou embarque de injeções prontas para uso
atualizado
Compartilhar notícia
Uma confusão feita por trabalhadores de uma fábrica em Baltimore, nos Estados Unidos, inutilizou cerca de 15 milhões de doses de vacina contra o coronavírus. De acordo com informações do NY Times, os funcionários acidentalmente misturaram ingredientes do imunizante da Johnson & Johnson e da AstraZeneca/Oxford, forçando os reguladores a atrasar a autorização das linhas de produção.
A fábrica é administrada pela Emergent BioSolutions, um parceiro na produção. Autoridades federais norte-americanas confirmaram que o engano foi causado por erro humano. A Food And Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, investiga o caso.
A falha acabou atrasando futuros embarques do imunizante da Johnson & Johnson nos EUA. Embora não afete os que já estão sendo entregues e aplicadas pelo país, o fato impactará a distribuição de outras 24 milhões de doses, que deveriam estar disponíveis no mês que vem.
O lote estragado foi colocado em quarentena e, até o momento, não há indícios de que a produção das doses da AstraZeneca tenha sido contaminada. O imunizante ainda não obteve autorização da FDA para uso de emergencial.
Em um comunicado divulgado na quarta-feira (31/3), a Johnson & Johnson afirmou que espera que as medidas tomadas com relação à Emergent permitam a entrega de 24 milhões de doses até o final de abril.
Meta
A vacina Johnson & Johnson, de aplicação única, era a aposta do governo norte-americano para acelerar o programa nacional de imunização. As autoridades federais ainda esperam ter doses suficientes dos três imunizantes aprovados nos EUA para bater a meta do presidente Biden: fornecer vacina para todos os adultos até o final de maio.
Enquanto isso, a Pfizer está enviando as doses antes do previsto, e a Moderna está prestes a obter a aprovação para entregar frascos de vacina embalados com até 15 ampolas em vez de 10, reforçando ainda mais o estoque do país.
Veja como é o funcionamento das vacinas contra a Covid-19: