Explante ou troca da prótese de silicone? Saiba qual a diferença
Por diferentes razões, é comum pacientes terem de trocar ou até mesmo retirar o implante de silicone. Cirurgião plástico explica
atualizado
Compartilhar notícia
Colocar silicone é o sonho de muitas mulheres. Mas, muitas vezes, seja qual for o motivo, pode ser necessário retirar ou trocar o implante. Antes de realizar o procedimento, no entanto, é imprescindível saber se essa é mesmo a melhor opção.
O explante de prótese de silicone é a remoção completa da prótese dos seios. Nesse procedimento, o formato das mamas é alcançado com a reposição dos tecidos da própria paciente ou mesmo enxertia de gordura, sem o uso de implantes mamários. No caso da troca da prótese, o cirurgião fará uma incisão na mesma área para remover a prótese atual e substituí-la por uma menor ou maior.
“A decisão de realizar o explante ou a troca de prótese de silicone depende de cada caso individualmente”, aponta o cirurgião plástico Marcelo Kolling, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Segundo ele, isso pode ocorrer por questões de saúde ou mesmo vontade da paciente.
Razões para o explante
Entre as razões que podem levar ao explante, o cirurgião plástico cita problemas médicos e reações adversas, principalmente de origem imune levando à dor crônica, rigidez, inflamação ou contratura capsular (quando o tecido cicatricial se forma em torno do implante e o aperta). Há ainda outros fatores, como ruptura ou vazamento por fatores mecânicos, como um trauma local, por exemplo.
A mudança de preferência também é uma razão: algumas pacientes podem simplesmente mudar de opinião e desejar remover seus implantes mamários por motivos pessoais, como descontentamento com o tamanho ou forma.
Saiba mais informações sobre o assunto no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.