Está estagnado? Expert ensina estratégias para evoluir na academia
Treinadora norte-americana Dana Santas, especialista em condicionamento físico, ensina estratégias para que você retome o progresso físico
atualizado
Compartilhar notícia
Você já incorporou exercícios físicos à rotina e até já gosta de sair de casa para ir treinar? Muitas pessoas que chegam a esse patamar se deparam com um momento em que os resultados deixam de aparecer, apesar de estarem mantendo a dedicação e a frequência nos treinos.
Segundo a treinadora norte-americana Dana Santas, especialista em condicionamento físico, é comum, que depois de estabelecido em alguma prática esportiva, o indivíduo atinja um platô de desempenho e deixe de perceber os resultados de seus esforço. Momentos assim exigem estratégias para que o ânimo seja recuperado e a evolução continue.
Dana sugere que, ao contrário do que o senso comum acredita, ao chegar ao platô, você experimente fazer menos e não mais.
“Quando você chega a um ponto em que treina consistentemente, mas não vê resultados, forçar mais raramente é a resposta. Na verdade, a chave para o progresso é provavelmente fazer menos – e não mais”, apontou, em informativo divulgado pela CNN.
Veja quais são as principais estratégias da especialista:
Priorize a recuperação
Segundo a especialista, você pode estar submetendo seu corpo a um processo de overtraining, quando o ciclo de quebrar, inflamar e reparar a musculatura não se completa, pois não há o descanso necessário. Dana explica que a recuperação não é feita apenas com sono de qualidade e que a alternância de estímulos – uma aula de ioga ou alongamento, por exemplo – são importantes para que o corpo continue a dar resultados.
Troque de treino
Dana sugere que, ao reparar que seu corpo estagnou, você experimente um treinamento cruzado. A prática consiste em adicionar modalidades esportivas distintas ao treino convencional. Se você está mobilizado para a corrida, mas percebeu que não está evoluindo, troque o estímulo pelo ciclismo ou pela natação.
“O treino cruzado funciona como um alerta ao corpo, estimulando-o a se adaptar e a progredir além das limitações atuais”, explicou Dana, em conteúdo divulgado pela CNN.
Estabeleça uma meta
Muitas vezes, o progresso físico é interrompido porque o atleta não está trabalhando com metas, ou as metas não estão claras para ele. A especialista sugere que o praticante de atividades físicas estabeleça metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.
Monitore seus progressos
Dana explica que, muitas vezes, as pessoas não percebem o quanto estão progredindo por, simplesmente, não estarem prestando atenção. “Não confunda o seu compromisso disciplinado com a saúde sustentada com a falta de progresso ou com a chegada a um patamar. Para manter sua saúde, você está alcançando regularmente marcos impressionantes e, provavelmente, não está percebendo”, aponta.
Ela sugere que o indivíduo passe a monitorar seus treinos usando um diário de condicionamento físico, um aplicativo para smartphone ou um dispositivo portátil para estabelecer indicadores de sucesso. “Comemore suas conquistas, por mais modestas que pareçam, pois elas significam um compromisso com seu próprio bem-estar”, apontou a expert.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!