Experiência escolar viraliza ao provar importância de lavar mãos
Professora americana fez testes com fatias de pão expostas a diversas situações para demostrar a proliferação de fungos
atualizado
Compartilhar notícia
Preocupada com a época de gripe, em que boa parte das crianças fica doente e acaba infectando os colegas nas escola, a professora americana Jaralee Annice Metcalf decidiu fazer um experimento científico com os alunos. Ela compartilhou os resultados nas redes sociais e a publicação já tem mais de 10 mil curtidas e 65 mil compartilhamentos.
A professora usou cinco fatias de pão de forma, cada uma guardada em um saco plástico hermeticamente fechado. Uma delas não foi tocada, e saiu da embalagem direto para o recipiente. Outra foi manuseada por três mãos sujas de crianças que não as lavaram previamente. A terceira foi tocada por mãos lavadas com água e sabão, outra por crianças que limparam as mãos com álcool gel e, por fim, uma fatia que foi esfregada nos notebooks usados em sala de aula.
Devido à quantidade de conservantes, os resultados só apareceram depois de três semanas. Nas imagens, é possível perceber que apenas a fatia intocada e a de mãos lavadas com água e sabão não desenvolveram fungos. Até a fatia manuseada por mãos higienizadas com álcool gel apresentou os micro-organismos. As que chamam mais atenção são a das mãos sem lavar e a dos notebooks.
“Como os resultados foram tão chocantes, os alunos e a equipe deram uma guinada muito séria em direção a uma melhor higiene”, contou Jaralee ao site BoredPanda. Ela alerta ainda que a demonstração mostra o perigo que crianças doentes representam ao ambiente escolar: “Gostaria de pedir aos pais que mantenham seus filhos doentes em casa”, disse.
Veja as fotos do teste: