Compartilhar notícia
A dor na lombar atinge homens e mulheres de todas as idades. A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que 80% da população vai ter essa condição em algum momento da vida. Os principais motivos incluem má postura, sobrepeso, esforço físico repetitivo e perda de massa muscular.
Causas da dor na lombar
De acordo com a professora de educação física Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica, a lombalgia é causada por uma lesão no músculo, mau alinhamento das vértebras ou compressão dos discos intervertebrais.
“Ela pode se originar de um desequilíbrio entre a força e a flexibilidade das musculaturas anterior e posterior do tronco, que acabam proporcionando também alterações posturais importantes”, explica.
Estilo de vida sedentário, sobrepeso e erros de postura deixam a região lombar enfraquecida, inflexível e rígida. Dependendo da posição e do movimento, o próprio corpo tenta compensar a força colocada sobre ele, causando lesão no músculo, dor e até uma hérnia de disco.
Medidas para minimizar a dor na lombar
Mônica afirma que a prática regular de exercícios físicos é a forma mais eficaz de aliviar e evitar esse desconforto. “Ao realizar exercícios para dor lombar, você fortalece a musculatura do core, que envolve toda a região abdominal e parte de trás do corpo. As opções para perda de peso são os exercícios aquáticos porque trazem pouco ou nenhum impacto sobre as articulações da coluna”, explica.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.