Neurocirurgião aponta os 3 exercícios mais perigosos na academia. Veja
Neurocirurgião e personais trainers explicam como alguns exercícios podem ser perigosos e causar lesões ao exagerar na carga
atualizado
Compartilhar notícia
Na academia, existem alguns exercícios que, quando feitos da maneira incorreta, podem causar rupturas musculares e lesões na medula espinhal. A execução equivocada das atividades pode afetar a pessoa para o resto da vida.
Segundo o neurocirurgião conhecido como Doutor Z no TikTok, levantar muito peso de forma inadequada pode resultar em fraturas ósseas e lesões multiligamentares.
“Não estou dizendo que se você fizer esses exercícios as lesões vão ocorrer, mas existe o risco. Portanto, tenha supervisão de um personal enquanto estiver fazendo a atividade física”, afirma o neurocirurgião em vídeo publicado na rede social.
Veja os exercícios mais perigosos da academia, segundo o Doutor Z:
1. Leg press
O leg press é um exercício que auxilia no trabalho da cintura pélvica, joelhos, coxas, pernas e pés. A ideia é encostar as costas em um banco e, com as pernas, empurrar uma plataforma com a carga escolhida.
O personal trainer Charlles Phetterson explica que o risco de lesionar joelhos e as costas de fato existe, mas manter a coluna fixa e evitar a extensão completa das pernas diminui as chances de ter problemas. “O perigo existe a partir do momento em que se executa o exercício de forma errada ou com carga além do que a musculatura pode suportar”, afirma.
Segundo o personal trainer Leandro Twin, da Growth Supplements, a posição correta dos pés na plataforma e a descida da perna em direção aos ombros é importante para evitar lesões. Desça até onde conseguir para explorar bem a amplitude do movimento.
“Você pode empurrar até o joelho ficar totalmente estendido, desde que já inicie a descida na sequência, sem ficar descansando na posição”, destaca o personal.
2. Clean & jerk
Clean & jerk, ou arremesso, é um exercício comum entre os praticantes de crossfit. O indivíduo deve suspender uma barra com anilhas do chão, erguer até o peito e, em seguida, levantar acima da cabeça com os braços esticados.
“Levantar mais peso do que você aguenta pode tirar o equilíbrio, o que pode ser perigoso para a coluna, pescoço, cabeça e braços. Se as anilhas forem muito pesadas, os pesos podem cair sobre você e resultar em uma lesão na medula espinhal”, afirma o Doutor Z.
3. Rosca Scott
Segundo o neurocirurgião, o preacher curl, ou rosca Scott, é a atividade mais perigosa da academia. As mãos seguram uma barra com anilhas, e o exercício é feito com o peitoral e os cotovelos apoiados em uma espécie de banco. A ideia é flexionar os cotovelos para movimentar a barra na direção dos ombros e estimular os músculos do bíceps.
“Os movimentos errados e o peso extra podem fazer os braços esticarem demais, e os tendões dos bíceps podem se romper. Na maioria das vezes, ocorre com um braço apenas, mas poderia certamente acontecer com os dois. O tratamento para a lesão é uma cirurgia extremamente delicada para reconstruir o tendão”, aponta o Doutor Z.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!