Exercícios curtos podem melhorar resposta cognitiva, diz estudo
Pesquisa americana mostra que bastam 10 minutos de exercícios intensos para verificar melhora na memória, planejamento e tempo de reação
atualizado
Compartilhar notícia
Fazer exercício físico regularmente é essencial para a saúde do corpo — estudos comprovam que a atividade melhora o funcionamento do coração e até da microbiota intestinal. Uma nova pesquisa mostra que até exercícios curtos podem ajudar na resposta cognitiva do cérebro.
Analisando dados de 4.390 voluntários que participaram de 13 estudos, os cientistas da Universidade da Califórnia Santa Barbara, nos Estados Unidos, descobriram que atividades vigorosas, como HIIT ou ciclismo, estimulam a área do cérebro relacionada à memória, capacidade de planejamento e de fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
Os efeitos positivos foram observados principamente em atividades que duravam menos de meia hora, e os resultados apareceram depois que o exercício foi concluído. Os pesquisadores apontam que a cognição é algo multifatorial: enquanto foi percebida uma melhora no tempo de reação, a precisão, por exemplo, não mudou.
“Nosso trabalho mostrou evidências fortes de um efeito positivo de sessões únicas de exercício na cognição impactada por uma variedade de fatores”, diz o neurocientista Barry Giesbrecht, em entrevista ao site da universidade. A pesquisa foi publicada na revista científica Communications Psychology em 28 de agosto.
Os pesquisadores apontam que, segundo os resultados, não é preciso fazer exercícios longos para melhorar a saúde do cérebro: bastam 10 minutos de atividade intensa. Os cientistas agora querem colher mais dados, inclusive monitorando exercícios na vida real, sem ser em laboratório de pesquisa.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!