Exercício pode diminuir em 41% risco de câncer de mama, diz estudo
Pesquisa mostra que atividade física três vezes por semana já ajuda a diminuir a inflamação e a prevenir o desenvolvimento de tumores
atualizado
Compartilhar notícia
Além de ser saudável para manter a saúde do coração e evitar várias doenças crônicas, o exercício físico também pode diminuir a chance de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres.
De acordo com os cientistas da Universidade de Charles, na República Tcheca, mulheres que fazem exercício três vezes por semana têm 38% menos chance de desenvolver câncer de mama. Quem faz mais atividade do que o recomendado tem 41% menos risco de ter o tumor. O estudo também mostra que sedentárias têm o dobro da chance de desenvolver a neoplasia do que as que fazem atividade física regular.
Os resultados foram publicados na revista científica British Journal of Sports Medicine. Os cientistas chegaram à conclusão após avaliar dados de 130 mil mulheres.
Segundo os pesquisadores, o exercício diminui a inflamação e inchaço no corpo, controla a produção de hormônios e mantém o peso corporal baixo — todos são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer.
“Aumentar a atividade física e diminuir o tempo de sedentarismo já são recomendados para a prevenção de câncer. Mas a adoção de estilo de vida ativo pode reduzir ainda mais a quantidade de casos da forma mais comum de câncer em mulheres“, afirmaram os autores do estudo durante o evento Breast Cancer Association Consortium.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.