metropoles.com

Veja quanto exercício você precisa fazer para queimar um ovo de Páscoa

Cuidado para não exagerar na Páscoa: queimar calorias do chocolate demanda uma grande carga de exercícios físicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leonardo Hladczuk/ Especial para o Metrópoles
Na foto, uma mão segurando um ovo de páscoa - Metrópoles
1 de 1 Na foto, uma mão segurando um ovo de páscoa - Metrópoles - Foto: Leonardo Hladczuk/ Especial para o Metrópoles

É difícil resistir a um chocolate durante a Páscoa. Com tantos ovos, barras e bombons à disposição, porém, podemos acabar exagerando no consumo de doces durante o feriado.

Como são alimentos muito calóricos, o consumo descontrolado pode se mostrar nos ponteiros da balança. Porém, com um reforço na rotina de treinos, é possível comer o chocolate sem culpa.

Quantas calorias tem um ovo de Páscoa?

Um ovo de Páscoa médio possui entre 200 e 300 gramas de chocolate. Se o produto usado for ao leite, ele pode ter cerca de 550 kcal a cada 100 g, sem considerar recheios e aditivos — a quantidade é equivalente à 15 a 30% de toda a energia que um adulto precisa ao longo do dia. Um ovo inteiro tem, em média, cerca de 1,5 mil calorias.

É possível incluir o ovo de Páscoa na dieta, desde que com parcimônia — a recomendação é não comer tudo em um dia só e fazer boas escolhas. “O ideal é dar preferência ao chocolate amargo, os que têm mais de 60% de cacau”, aconselha a nutricionista Karyne Quirino, da Sorelle Quirino Nutrição Bariátrica, de Brasília.

“Embora a quantidade de calorias seja parecida, 540 kcal a cada 100 g, o chocolate amargo é mais saudável: ele tem mais fibras e antioxidantes, dá mais saciedade e leva a um menor aumento dos níveis de açúcar no sangue”, aponta a nutricionista.

Se você preferir consumir o chocolate ao leite ou o branco (o mais gorduroso entre os três, com 570 kcal a cada 100 g), porém, nem tudo está perdido. É possível queimar a reserva energética dando um gás nos treinos.

Cuidado com os ovos que você escolher! Algumas opções recheadas e de maior tamanho tem mais calorias do que uma pessoa pode comer em todo um dia

Quanto treino é necessário?

Não existe uma resposta única para todos os ovos de páscoa — é preciso fazer algumas aproximações. Cada organismo funciona de uma maneira, a depender do sexo, idade, composição corporal e até da regulação hormonal.

“De forma geral, podemos dizer que é necessária uma hora de corrida na esteira para queimar as calorias de 100 g de chocolate”, indica Karyne.

Para gastar cerca de 550 calorias, seria necessário fazer, aproximadamente:

  • 2 horas de caminhada;
  • 1 h de treino intenso na academia;
  • 1 h de dança;
  • 50 minutos de natação;
  • 50 minutos de bicicleta ergométrica;
  • 30 minutos de jumping.

Escolhas conscientes

Em uma época em que todo mundo está comendo chocolate, porém, a nutricionista aponta que não vale a pena ficar de fora da festa apenas para se ater ao plano alimentar. “Não é saudável que o indivíduo se prive de encontros sociais e datas comemorativas para evitar o consumo de alimentos específicos”, aponta ela.

Uma estratégia interessante para fazer parte da festa sem exageros é sempre comer com concentração: devagar, saboreando cada pedaço com a atenção totalmente voltada para aquele momento (evitando consumir o chocolate na frente da TV ou rolando o feed das redes sociais, por exemplo). “Dessa forma, conseguimos aumentar a nossa percepção aos sinais de saciedade, e ficamos satisfeitos com porções menores”, conclui Karyne.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?