Exercício físico aumenta “cannabis natural” do corpo, diz estudo
Cientistas afirmam que atividades físicas estimulam produção de endocanabinóides, substância semelhante ao canabidiol da maconha
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, afirmam que a prática de atividade física tem o poder de aumentar os níveis de endocanabinóides no corpo. Essas substâncias, semelhantes ao CBD encontrado na maconha, são produzidas naturalmente pelo corpo e reduzem dores e inflamações.
“À medida que aumenta o interesse pelo óleo de canabidiol e outros suplementos, é importante saber que intervenções simples no estilo de vida, como exercícios, podem modular os endocanabinóides”, disse a pesquisadora da Escola de Medicina, Amrita Vijay.
Em um artigo publicado na plataforma Gut Microbes, revisado por pares, os cientistas afirmam que a prática de atividade física já é conhecida por diminuir a inflamação crônica, condição que pode resultar em artrite, doenças crônicas e até mesmo câncer. No entanto, o conhecimento sobre como reduzir a inflamação descontrolada ainda é limitado.
Estudo
O estudo contou com 78 voluntários diagnosticados com artrite; 38 deles realizaram 15 minutos de exercícios de fortalecimento muscular todos os dias durante seis semanas, e os outros 40 foram orientados e não fazer nada.
Ao final do período, os participantes que realizaram exercícios relataram redução da dor. Exames também mostraram um aumento de micróbios que produzem substâncias anti-inflamatórias no intestino dos participantes ativos, níveis mais baixos de citocinas e níveis mais altos de endocanabinóides.
De acordo com os cientistas, o aumento dos endocanabinóides foi relacionado às mudanças nos micróbios intestinais e as substâncias anti-inflamatórias geradas pelo exercício físico.