Consumo excessivo de álcool causa danos no quadril. Veja os riscos
O abuso de álcool pode levar ao surgimento de osteonecrose, uma das principais causas de artrose do quadril em pacientes jovens
atualizado
Compartilhar notícia
O consumo excessivo de bebida alcoólica causa uma série de prejuízos à saúde. Além de problemas como dependência e inflamação do corpo, o álcool, em qualquer quantidade, também faz mal ao cérebro. Beber de maneira exagerada também pode levar a problemas nas articulações, especialmente o quadril.
De acordo com o ortopedista especialista em joelho e quadril, Isaias Chaves, o consumo excessivo de álcool, além de causar quedas e traumas devido a perturbação motora que a bebida proporciona, é também um fator risco para a osteonecrose da cabeça femoral, também conhecida como necrose avascular.
Sintomas e diagnóstico
“Essa condição gera interrupção do suprimento sanguíneo para a cabeça do fêmur, o que leva à morte do tecido ósseo na região do quadril”, alerta o especialista. Segundo ele, os sintomas podem variar de dores no quadril, dificuldade para andar e até mesmo dores no joelho, apesar da doença atingir outra articulação.
“Devido a variedade de sintomas, o diagnóstico na fase inicial muitas vezes passa despercebido, recebendo o paciente o diagnóstico errado de tendinites ou bursites do quadril”, diz o médico.
Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!