metropoles.com

Exames para diagnóstico de retinopatia diabética caíram 36% na pandemia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia faz ação especial para alertar pacientes sobre os riscos da doença, que pode provocar cegueira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/Reprodução
olhos
1 de 1 olhos - Foto: Pexels/Reprodução

A pandemia da Covid-19 afastou muitos pacientes dos consultórios e preocupa os médicos para as consequências disso a médio e longo prazo. Um levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra queda de 36%, na média nacional, da realização de exames para diagnóstico de retinopatia diabética pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro e agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2019.

A complicação acomete as pessoas com diabetes dos tipos 1 e 2 e ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. De cada três pacientes com diabetes, um tem algum grau de retinopatia e 20% do total podem desenvolver a forma mais grave. A ausência do exame pode atrasar o início do tratamento e, consequentemente, aumentar o número de cegos no Brasil no futuro, segundo o CBO.

Entre janeiro e agosto deste ano foram realizados 3,3 milhões de exames, segundo os números informados pelas Secretarias de saúde estaduais e municipais. No mesmo período de 2019, foram 5,1 milhões. O Distrito Federal registrou redução de 17% na produção de exames para o diagnóstico de retinopatia no período.

O levantamento mostra que as pessoas com idade entre 44 a 80 anos são as que mais deixaram de fazer avaliações oftalmológicas na comparação entre períodos.

O presidente da CBO, José Beniz Neto, avalia que “esse é mais um triste legado deixado por essa pandemia. Num primeiro momento, os serviços de saúde suspenderam a realização dos procedimentos como medida de segurança. Depois, a população, por medo de contaminação pelo vírus, passou a evitar as consultas, mesmo com a retomada dos atendimentos”.

24 Horas Pelo Diabetes

Na tentativa de driblar as estatísticas e conscientizar a população sobre a importância das medidas de prevenção, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) promove no próximo sábado (21/11) uma maratona de ações online com entrevistas e palestras com dicas de prevenção, apresentação de depoimentos de pacientes, de artistas e celebridades que enfrentam o diabetes. A programação está disponível no site 24 Horas Pelo Diabetes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?