Exames para diagnóstico de retinopatia diabética caíram 36% na pandemia
Conselho Brasileiro de Oftalmologia faz ação especial para alertar pacientes sobre os riscos da doença, que pode provocar cegueira
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia da Covid-19 afastou muitos pacientes dos consultórios e preocupa os médicos para as consequências disso a médio e longo prazo. Um levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra queda de 36%, na média nacional, da realização de exames para diagnóstico de retinopatia diabética pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro e agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2019.
A complicação acomete as pessoas com diabetes dos tipos 1 e 2 e ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. De cada três pacientes com diabetes, um tem algum grau de retinopatia e 20% do total podem desenvolver a forma mais grave. A ausência do exame pode atrasar o início do tratamento e, consequentemente, aumentar o número de cegos no Brasil no futuro, segundo o CBO.
Entre janeiro e agosto deste ano foram realizados 3,3 milhões de exames, segundo os números informados pelas Secretarias de saúde estaduais e municipais. No mesmo período de 2019, foram 5,1 milhões. O Distrito Federal registrou redução de 17% na produção de exames para o diagnóstico de retinopatia no período.
O levantamento mostra que as pessoas com idade entre 44 a 80 anos são as que mais deixaram de fazer avaliações oftalmológicas na comparação entre períodos.
O presidente da CBO, José Beniz Neto, avalia que “esse é mais um triste legado deixado por essa pandemia. Num primeiro momento, os serviços de saúde suspenderam a realização dos procedimentos como medida de segurança. Depois, a população, por medo de contaminação pelo vírus, passou a evitar as consultas, mesmo com a retomada dos atendimentos”.
24 Horas Pelo Diabetes
Na tentativa de driblar as estatísticas e conscientizar a população sobre a importância das medidas de prevenção, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) promove no próximo sábado (21/11) uma maratona de ações online com entrevistas e palestras com dicas de prevenção, apresentação de depoimentos de pacientes, de artistas e celebridades que enfrentam o diabetes. A programação está disponível no site 24 Horas Pelo Diabetes.