Exagerou nas festas? Nutricionista ensina como fazer um detox
Comida e bebida alcoólica em excesso podem levar a um desequilíbrio do organismo. Nutricionista dá dicas de como fazer um detox
atualizado
Compartilhar notícia
Família e amigos reunidos, mesa farta e bebidas alcoólicas em abundância são as marcas das festas de fim de ano. Nesse cenário, é comum comermos e bebermos mais do que o normal, o que traz a sensação de corpo inchado, organismo lento e fome aumentada. No entanto, é possível reverter esses desconfortos com um detox.
Para a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, não há detox milagroso, nem alimentos que fazem uma limpeza instantânea no organismo. “O termo desintoxicação significa eliminar as impurezas que o organismo acumula e isso é feito principalmente por alguns órgãos, como o fígado e os rins, independentemente da composição da alimentação. Portanto, o que podemos fazer é dar suporte aos nossos órgãos, diminuindo o consumo de alimentos pesados que dificultem a digestão”, explica.
Renata orienta que após períodos de excessos, é interessante investir nos alimentos diuréticos, como os vegetais, as frutas e líquidos em geral, principalmente os chás, como o de gengibre, chá verde e chá branco. “Tudo isso ajuda nossos rins e fígados a agirem com mais agilidade”, ressalta.
Como colocar o metabolismo em ordem
A especialista ainda ensina alguns truques que podem ajudar no detox e no reequilíbrio do organismo. Confira:
- Ingerir bastante água (o suficiente para deixar a urina bem clarinha);
- Comer 2 a 3 frutas por dia;
- Consumir vegetais crus em maior quantidade no almoço e no jantar;
- Preferir fontes de proteínas magras, como carnes assadas ou cozidas, sem pele ou gordura aparente.
Confira o restante da lista e frutas para ajudar no detox no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.