Compartilhar notícia
Fim de ano é o momento em que muitos decidem embarcar no projeto verão, ou seja, é comum ver academias, praias e centros esportivos lotados de gente buscando compensar em poucos meses a gordura que foi acumulada ao longo do ano. O exageros no projeto verão, porém, facilita a formação de lesões musculares.
“As lesões levam à ruptura do músculo ou ao dano das fibras que o compõem. Ela pode ser causada por diferentes fatores, como esforço excessivo, traumas, fadiga, alongamento excessivo, falta de aquecimento e até por desidratação”, explica o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.
Cortelazo acrescenta que a dor muscular e o estiramento são os tipos de lesões comuns, mas que são diferentes entre si. “A dor muscular é fruto do esforços repetitivos e de força, como a musculação e o crossfit e é formada por microlesões ou inflamações. Já lesão, lacerações ou estiramentos vemos com mais frequência em atividades com futebol, vôlei, basquete, corrida e entre outros”.
Como evitar os exageros?
Para evitar passar da conta no projeto verão e colocar a saúde em risco, os especialistas recomendam que se preze pelo limite pessoal em cada exercício físico. Afinal, o excesso de treino, ou “overtraining”, leva à liberação de cortisol que lesiona a musculatura e que os melhores resultados físicos são alcançados com mudanças a longo prazo.
Leia a notícia completa no Sport Life, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!