metropoles.com

Uso excessivo de remédios para cólicas traz riscos à saúde; entenda

O uso excessivo de remédios como analgésicos e anti-inflamatórios pode elevar risco de infarto e AVC e disfarçar sintomas de doenças graves

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Especialista dá 5 dicas para aliviar cólicas menstruais As dores da cólica podem se intensificar no frio por conta da compressão dos vasos sanguíneos; veja como resolver
1 de 1 Especialista dá 5 dicas para aliviar cólicas menstruais As dores da cólica podem se intensificar no frio por conta da compressão dos vasos sanguíneos; veja como resolver - Foto: Getty Images

As cólicas podem ser um verdadeiro incômodo na rotina durante o ciclo menstrual. Por isso, quem sofre dessas dores geralmente utiliza remédios anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos de venda livre para reduzir o desconforto. Mas o uso excessivo desses medicamentos pode trazer sérios prejuízos à saúde.

Segundo o ginecologista especializado em endometriose Patrick Bellelis, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), o uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios pode provocar problemas gastrointestinais, renais e elevar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Os sintomas do uso abusivo de analgésicos e anti-inflamatórios variam de acordo com a classe dos medicamentos. No entanto, entre os sintomas mais comuns estão úlceras estomacais, sangramento e dores de estômago. Além disso, podem ocorrer dores de cabeça, complicando ainda mais a situação de quem busca alívio.

Outra consequência do uso frequente é que esses medicamentos podem disfarçar sintomas de doenças mais graves, como a endometriose. A condição causa dores intensas que dificultam a realização de tarefas diárias e pode levar à infertilidade se não for tratada.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?