Exagerando na quarentena? Descubra se sua dieta está em risco
A vontade excessiva por doces, frituras e lanches fora de hora deve servir de alerta para quem está se afastando de seus objetivos
atualizado
Compartilhar notícia
Até mesmo as pessoas mais dedicadas em seguir uma alimentação saudável podem ter furado o plano alimentar em algum momento durante a pandemia da Covid-19. Com tantas incertezas sobre o futuro, é difícil escapar de tentações como comer doces ou fazer lanches com alimentos mais calóricos do que o habitual, atrapalhando assim o propósito de perder peso ou, simplesmente, ter uma rotina mais saudável.
De acordo com a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica brasiliense Nutrindo o Conhecimento, fatores como o home office e o descontrole da pandemia de Covid-19 geram ansiedade, estresse, insegurança, entre outros sentimentos que servem de gatilhos para comer impulsivamente.
Os principais sinais de que está havendo um descompasso entre a intenção de seguir uma rotina saudável e as atitudes cotidianas podem ser notados quando as pessoas passam a fazer mais lanches do que o habitual, quando elegem alimentos que não tinham o costume de comer e quando começam a incluir sobremesas nas refeições. “A fome emocional, que não está relacionada às necessidade do corpo, pode colocar os objetivos em risco”, alerta Laura.
“Em momentos assim, o paladar deseja alimentos mais calóricos, como doces, massas e frituras, o que dificulta a execução do plano alimentar. Isso deve ser conversado com sinceridade durante a consulta com o nutricionista pois, é possível ajustar e incluir alimentos que auxiliam no controle do apetite”, explica Laura.
Uma alimentação balanceada deve ser diversificada, contendo folhas, verduras, frutas, proteínas, cereais e tubérculos. Uma escorregada aqui e outra acolá não são tão prejudiciais, mas quando as escapadas se tornam diárias é necessário acender o sinal de alerta.
Para manter o foco e não cair em tentações, a nutricionista recomenda manter a hidratação e investir em opções saudáveis e rápidas de serem preparadas. Uma boa dica é deixar sempre uma fruta cortada na geladeira: “O ideal é não se permitir a desculpa de escolher um alimento que é mais prático mas menos saudável”, ensina. Para ajudar na missão, Laura sugere alguns lanches simples:
Opções de lanches saudáveis
- Ovo de codorna com orégano;
- Tomate cereja com fio de azeite;
- Palitinhos de cenoura e pepino temperados com azeite e pimenta-do-reino;
- Salada de frutas;
- Coco seco;
- Mix de castanhas.