EUA vacinou mais de 600 mil crianças contra Covid-19 na última semana
Crianças com idade entre 12 e 15 anos podem tomar a vacina da Pfizer. O governo espera expandir a faixa etária até o fim de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
Aproximadamente 600 mil crianças adolescentes com idade entre 12 e 15 receberam a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 nos Estados Unidos na última semana, segundo informou a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, Rochelle Walensky.
O CDC recomendou a imunização deste grupo etário na última quarta-feira (12/5), logo depois de a agência Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês), equivalente à Anvisa nos EUA, decidir por liberar a aplicação dele no grupo.
Segundo Rochelle, mais de 4 milhões de pessoas com menos de 17 anos já foram vacinadas até agora. A expectativa de Anthony Fauci, principal conselheiro de saúde da Casa Branca, é que o país tenha, até o final de 2021, dados de segurança suficientes para vacinar crianças de todas as idades.
Segurança e eficácia
O estudo clínico de fase 3, realizado pela Pfizer com 2.260 adolescentes de até 15 anos, mostrou que a vacina teve 100% de eficácia na prevenção da Covid-19. Nenhum voluntário que recebeu a vacina foi diagnosticado com a doença após a imunização.
De acordo com a farmacêutica, os efeitos colaterais foram semelhantes aos apresentados nos estudos com jovens de 16 a 25 anos – dor no local da injeção, dores de cabeça, febre e fadiga.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam: