metropoles.com

Covid: EUA recomendam vacina atualizada para todos com mais de 6 meses

A recomendação do CDC dos EUA foi feita para proteger a população contra a forma grave da Covid-19 durante o outono e inverno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
foto colorida de criança vacinada contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de criança vacinada contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomendou, nessa quinta-feira (27/6), que todos os americanos com 6 meses de vida ou mais recebam uma dose da vacina atualizada contra a Covid-19, independente de terem sido vacinados anteriormente.

A recomendação da agência foi feita para proteger a população contra a forma grave da doença durante o outono e inverno do hemisfério norte, que vão de setembro deste ano a março de 2025.

“O coronavírus está em constante mudança e a proteção das vacinas contra a Covid-19 diminui ao longo do tempo. Receber uma vacina atualizada para 2024-2025 pode restaurar e aumentar a proteção contra as variantes do vírus atualmente responsáveis pela maioria das infecções e hospitalizações nos EUA. A vacinação também reduz a probabilidade de sofrer os efeitos da Covid longa, que pode desenvolver-se durante ou após uma infecção aguda e durar um período prolongado”, afirma o CDC em comunicado.

Os EUA enfrentam uma nova onda de Covid-19 em meio às férias de verão, com o número de infecções aumentando em pelo menos 39 estados e territórios.

Dados do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização do CDC mostram que a maioria dos americanos que foram hospitalizados por Covid-19 não recebeu nenhuma das vacinas oferecidas na última campanha, que aconteceu no outono de 2023.

“Os dados continuam a mostrar a importância da vacinação para proteger contra resultados graves de Covid-19 e gripe, incluindo hospitalização e morte. Em 2023, mais de 916,3 mil pessoas foram hospitalizadas devido à Covid-19 e mais de 75,5 mil pessoas morreram pela doença”, informa o CDC.

De acordo com a agência americana, a recomendação deve entrar em vigor assim que as novas vacinas da Moderna, da Pfizer e da Novavax estiverem disponíveis no país. As farmacêuticas estão trabalhando para atualizar os imunizantes.

Vacinação contra Covid-19 no Brasil

No Brasil, a vacina monovalente XBB, adaptada para a variante XBB.1.5, é destinada apenas para as pessoas de grupos prioritários com 5 anos de idade ou mais e para as crianças de 6 meses a 5 anos.

As crianças que receberam três doses de outras vacinas contra a Covid-19 e as pessoas com mais de 5 anos que nunca foram vacinadas e não pertencem aos grupos prioritários também podem receber uma dose do imunizante monovalente XBB.

O Ministério da Saúde justifica que segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a aplicação das doses de reforço contra a Covid-19, e não tem planos de expandir a imunização para toda a população.

“Quem não faz parte dos grupos prioritários e já recebeu pelo menos duas doses de vacina contra a Covid-19 (independentedo fabricante) é considerado imunizado contra casos graves da doença. Dessa forma, o objetivo do ministério é vacinar principalmente crianças, pessoas não vacinadas e os grupos prioritários”, afirma a pasta, em nota enviada ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?