metropoles.com

Califórnia investiga possível caso de gripe aviária em criança

A criança estava na creche com sintomas respiratórios leves. Amostras de testes foram enviadas ao CDD para confirmação do diagnóstico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Aves em granja - Metrópoles
1 de 1 Aves em granja - Metrópoles - Foto: Getty Images

O departamento de saúde pública da Califórnia, nos Estados Unidos, acompanha um possível caso de gripe aviária em uma criança.

O caso foi relatado na terça-feira (19/11). A criança estava na creche com sintomas respiratórios leves.

As amostras recolhidas foram enviadas ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA para a confirmação do diagnóstico. A criança não teve o nome, idade ou gênero divulgados.

Os pais informaram que o filho não teve contato com animais infectados. Especialistas em saúde pública investigam se ela pode ter sido exposta a algum pássaro selvagem.

De acordo com as autoridades, não há evidências de transmissão local do vírus de pessoa para pessoa. Os cuidadores e familiares da criança também passaram por testes, mas o vírus não foi detectado. Tanto a criança quanto todos os familiares próximos foram tratados com medicação preventiva.

“É natural que as pessoas fiquem preocupadas, e queremos reforçar para os pais, cuidadores e familiares que, com base nas informações e dados que temos, não achamos que a criança esteja com a infecção e nenhuma transmissão de gripe aviária de humano para humano foi documentada em nenhum país por mais de 15 anos”, disse o diretor do Departamento de Saúde Pública da Califórnia e Oficial de Saúde Pública do Estado, Tomás Aragón, em comunicado à imprensa.

Baixo risco de transmissão

Pelo menos 53 casos de gripe aviária em humanos foram registrados desde abril em oito estados norte-americanos, de acordo com o CDC. Os infectados tinham perfil bem parecido: eram trabalhadores rurais que tiveram contato com animais infectados.

Por não haver casos de transmissão de pessoa para pessoa, o CDC avalia como “baixo” o risco da influenza aviária H5 para a população em geral.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?