metropoles.com

EUA emite alerta sobre doença relacionada a carinho em pets

Pelo menos 30 pessoas ficaram doentes por causa da bactéria Campylobacter jejuni, que é encontrada em animais de estimação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istok/Imagem ilustrativa
cute puppy and kitten on the grass outdoor;
1 de 1 cute puppy and kitten on the grass outdoor; - Foto: Istok/Imagem ilustrativa

Eles podem ter a carinha fofa, os olhos pidões e serem irresistíveis na hora de abraçar e apertar, mas os filhotes de cachorro também podem transmitir doenças. Nos Estados Unidos, relatos de 30 pessoas em 13 estados americanos infectadas pela bactéria Campylobacter jejuni levaram as autoridades de saúde a emitir um alerta sobre a possibilidade de contágio.

De acordo como o CDC, órgão de saúde do governo norte-americano, entre as 24 pessoas entrevistadas sobre a doença, 21 contaram que tiveram contato com filhotes, sendo que 15 delas apenas seguraram os cachorrinhos em pet shops. Outra informação importante é a de que pelo menos 12 casos têm relação com a cadeia de lojas Petland, que comercializa animais de estimação e produtos afins.

Os casos aconteceram durante todo o ano em Connecticut, Flórida, Georgia, Illinois, Kentucky, Maryland, Minnesota, Nevada, Ohio, South Carolina, Tennessee, Utah e Wyoming. Não houve mortes, mas foram registradas 4 internações.

A bactéria Campylobacter é uma das mais comuns transmitidas por filhotes de animais domésticos (gatos também podem passar para quem tiver contato). Os sintomas aparecem de dois a cinco dias depois da exposição. Em alguns casos, a infecção é como uma virose que passa depois de alguns dias, mas em outros é necessário tratamento com antibióticos.

No surto registrado nos EUA, as bactérias apresentaram-se resistentes a antibióticos comumente recomendados pelos médicos.

Para evitar a contaminação, os especialistas recomendam lavar as mãos sempre depois que tocar nos filhotes, alimentá-los ou limpá-los. Além disso, eles recomendam que as pessoas evitem deixar os cachorrinhos lamberem suas bocas, rostos, ferimentos ou cicatrizes. (Com informações do Daily Mail)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?