metropoles.com

EUA investigam caso de criança que teve gripe aviária após beber leite

Governo de município da Califórnia revelou o caso de uma criança que supostamente teve gripe aviária após beber leite cru

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Trabalhadores caucasianos com vacas leiteiras nos Estados Unidos, como os animais que foram infectados pela gripe aviária
1 de 1 Trabalhadores caucasianos com vacas leiteiras nos Estados Unidos, como os animais que foram infectados pela gripe aviária - Foto: Getty Images

Autoridades do condado de Marin, na Califórnia, nos Estados Unidos, confirmaram que estão investigando a possível relação entre uma criança com gripe aviária e o consumo de leite cru.

A criança teve febre e vômitos após tomar o leite cru — a bebida não passa pelo processo de pasteurização e, por isso, têm um maior risco de causar doenças. Ela foi internada em novembro e se recuperou.

Enquanto esteve internada, a criança teve amostras de sangue recolhidas que confirmaram uma gripe, mas os exames que avaliaram se o vírus causador da doença era o H5N1, da gripe aviária, não foram conclusivos.

A relação entre gripe aviária e leite nos EUA

Os casos de gripe aviária se espalharam entre vacas de fazendas produtoras de leite no interior dos Estados Unidos em meados deste ano e levaram à contaminação de ao menos 58 pessoas. Gatos que se alimentaram da bebida também tiveram a doença.

A fábrica acusada de vender o leite que supostamente teria infectado a criança recolheu as garrafas de leite cru em novembro e interrompeu toda a produção até que nenhum caso da doença seja registrado no país.

Um estudo publicado na segunda-feira (9/12) indicou que a variante da gripe aviária que circulou entre o gado americano está a apenas uma mutação de ser transmitida entre humanos.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?