EUA confirma eficácia e segurança da vacina Pfizer contra Covid-19
Autorização para uso emergencial do imunizante será definida em reunião da FDA na próxima quinta-feira (10/12)
atualizado
Compartilhar notícia
Os Estados Unidos confirmaram, nesta terça-feira (8/12), que a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech tem 95% de eficácia contra o novo coronavírus após a aplicação da segunda dose.
A informação foi dada pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), equivalente à Anvisa, após análise dos resultados da fase 3 dos testes clínicos. De acordo com o órgão regulador, as respostas imunológicas produzidas pela vacina foram muito semelhantes entre os voluntários, independentemente da idade, raça ou peso deles.
A agência sanitária norte-americana considerou que o documento apresentado pelas empresas desenvolvedoras contém as informações substanciais para garantir a autorização do produto no país. Na próxima quinta-feira (10/12), uma reunião do corpo técnico da agência deve confirmar a autorização para uso emergencial da vacina, o que, na prática, significará a largada para a vacinação dos norte-americanos.
Vacinação no Reino Unido
O imunizante desenvolvido pelas empresas Pfizer e BioNTech começou a ser distribuído nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (8/12) em hospitais do Reino Unido. Idosos com mais de 80 anos, profissionais de saúde na linha de frente contra a Covid-19 e trabalhadores e moradores de casas de repouso são os primeiros da fila. (Com informações da Agência Estado)