EUA autoriza encontros sem máscaras para pessoas já vacinadas
Diretora do CDC, Rochelle Walensky, afirmou que pessoas que já tomaram as duas doses do imunizante podem ter encontros privados seguros
atualizado
Compartilhar notícia
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) afirmou, nesta segunda-feira (8/3), que pessoas imunizadas dentro do protocolo completo das vacinas contra o novo coronavírus podem realizar pequenos encontros privados sem a necessidade de usar máscaras.
A informação foi repassada pela diretora da CDC, Rochelle Walensky, durante uma coletiva de imprensa da força-tarefa da Casa Branca com o anúncio de novas orientações para a prevenção da Covid-19.
Walensky apresentou dois cenários em que os encontros sem máscaras são seguros: quando todas os indivíduos foram devidamente vacinados e encontros entre os imunizados com pessoas fora dos grupos de risco – mesmo que essas não tenham sido vacinadas ainda.
A máscara continua sendo obrigatória em público e quando os vacinados encontram idosos ou pessoas com comorbidades. Nesse caso o distanciamento social também deve ser mantido.
Os EUA têm três vacinas em uso, todas aprovadas para uso emergencial. No caso da Johnson & Johnson, a imunidade completa contra a Covid-19 ocorre duas semanas após a dose única da fórmula. O mesmo prazo vale para a segunda dose dos imunizantes da Pfizer e da Moderna. (Com informações da Agência Estado)