EUA aprova vacina pneumocócica de última geração para crianças
Vacina previne contra 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), causadora de pneumonias, meningite, sinusite e otite
atualizado
Compartilhar notícia
A agência americana Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa, aprovou nessa quinta-feira (27/4) o uso de uma nova vacina da Pfizer contra doenças pneumocócicas. O imunizante é destinado para crianças de seis semanas de vida a 17 anos.
A Prevnar 20 contempla 20 sorotipos da bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), sete a mais do que a versão anterior, a Prevnar 13. Foram inclusos os sorotipos 8, 10A, 11A, 12F, 15B, 22F e 33F, que estão associados à maior resistência a antibióticos, maior gravidade da doença, maior potencial invasivo e prevalência em crianças.
A bactéria é responsável por diversas doenças, como pneumonia, meningite, sepse, artrite, sinusite, otite, conjuntivite e bronquite.
“Um estudo descobriu que os sete sorotipos adicionais sozinhos representavam cerca de 37% da doença pneumocócica invasiva (DPI) em crianças americanas com menos de cinco anos de idade”, afirma a empresa em um comunicado.
“A aprovação de hoje pela FDA de nossa vacina, Prevnar 20, oferece aos pais a capacidade de ajudar a proteger seus filhos contra 20 sorotipos pneumocócicos em circulação, que representam a maioria das doenças pneumocócicas em bebês e crianças”, afirmou a vice-presidente sênior e diretora científica de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da Pfizer, Annaliesa Anderson.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.