metropoles.com

EUA faz alerta sobre disseminação da febre oropouche nas Américas

Órgão de saúde pede que médicos fiquem atentos a viajantes que voltam de países com circulação da febre oropouche com sintomas da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Smith Collection/Gado/Getty Images
Foto colorida de Culex quinquefasciatus, o pernilongo - Metrópoles febre oropouche
1 de 1 Foto colorida de Culex quinquefasciatus, o pernilongo - Metrópoles febre oropouche - Foto: Smith Collection/Gado/Getty Images

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) emitiu um alerta, nessa sexta-feira (16/8), sobre a alta da disseminação da febre oropouche na região das Américas.

O órgão norte-americano aconselha médicos e autoridades de saúde pública a terem atenção sobre a avaliação de viajantes que retornam de áreas impactadas pela doença com sinais e sintomas característicos.

O CDC destacou que casos da doença já foram confirmados em pacientes dos Estados Unidos e Europa que voltaram de viagem do Brasil e de Cuba. O vírus oropouche é transmitido pela picada do Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.

“À medida que os testes e a vigilância para a doença do vírus oropouche aumentam nas Américas, são esperados relatos de casos de outros países”, considera o CDC dos EUA em comunicado.

Os casos de febre oropouche estão concentrados no Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia e Cuba. Ao todo, 8 mil casos foram notificados entre 1º de janeiro e 1º de agosto deste ano nesses países.

Entre eles, há o registro de cinco casos de transmissão vertical – quando o vírus passa da gestante para o feto durante a gravidez.

Sintomas de febre

Os sintomas da doença incluem febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Em alguns casos, o paciente pode ter náuseas, vômitos, dor nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e conjuntivite.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?