metropoles.com

Estudos descobrem mais uma forma usada pelo Sars-CoV-2 para invadir células

O receptor Neuropilina-1 é comum em vários tecidos do organismo, inclusive no trato respiratório, nos vasos sanguíneos e nos neurônios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: Getty Images

Pesquisadores alemães, finlandeses e britânicos de dois estudos diferentes descobriram, nesta semana, mais uma “chave” usada pelo coronavírus para invadir as células humanas. O receptor Neuropilina-1, abundante em vários tecidos do corpo, inclusive no trato respiratório, nos vasos sanguíneos e nos neurônios, facilita a infecção pelo Sars-CoV-2.

Até o momento, acreditava-se que o vírus usava apenas o receptor ACE2 para se encaixar e invadir as células humanas. Porém, a enzima não é tão comum no corpo.

“Se pensarmos na ACE2 como uma fechadura para entrar na célula, a Neuropilina-1 pode ser o fator que leva o vírus até a porta. O ACE2 é expressado em níveis muito baixos na maioria das células. Por isso, não é fácil para o coronavírus encontrar as portas para entrar”, explica Giuseppe Balistreri, virologista da Universidade de Helsinki, na Finlândia, ao site EurekAlert.

Em laboratório, os cientistas conseguiram bloquear a Neuropilina-1 com antibióticos e reduziram de forma significante a infecção por coronavírus em culturas celulares. Apesar dos bons resultados, os pesquisadores afirmam que ainda é cedo para especular se esta pode ser uma forma terapêutica útil contra o vírus, pois é possível que tenha efeitos colaterais.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?