metropoles.com

Estudo: vitamina D na gravidez pode aumentar chance de parto normal

O estudo mostrou que 65,6% das gestantes que tomaram suplemento de vitamina D tiveram um parto natural espontâneo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Imagem em preto e branco de mulher grávida com as mãos na barriga - Metrópoles
1 de 1 Imagem em preto e branco de mulher grávida com as mãos na barriga - Metrópoles - Foto: Pixabay

Um estudo publicado na revista científica Journal of Public Health em dezembro de 2022 concluiu que mulheres que tomam suplementação de vitamina D durante a gestação têm maior probabilidade de ter um parto normal.

Para a realização do trabalho, os pesquisadores da University of Southampton, no Reino Unido, analisaram os resultados do projeto Mavidos, um grande levantamento que estuda os benefícios da suplementação de vitamina D na gravidez.

Os cientistas escolheram 965 gestantes aleatoriamente. Todas elas foram acompanhadas pelos especialistas em um hospital universitário do país durante a gravidez e o parto, e foram divididas em dois grupos: um recebeu mil Unidades Internacionais (UI) extras por dia de vitamina D e ou outro, um placebo.

A análise mostrou que 65,6% das mulheres que tomaram o suplemento de vitamina D tiveram parto normal espontâneo. Já no grupo de gravidas que recebeu o placebo, esse número foi de 57,9%. Em contrapartida, a quantidade de gestantes de cada grupo que tiveram seu bebê por meio de parto cesariano foi parecido: 21,3% do grupo da vitamina D e 22,7% do grupo do placebo.

Além disso, as mulheres que tomaram vitamina D também perderam menos sangue após o parto, de acordo com a pesquisadora líder do estudo, Rebecca Moon.

“Isso mostra o papel da vitamina D na gravidez para o desenvolvimento ósseo da prole e mecanismos genéticos e não genéticos subjacentes. Este programa bem-sucedido demonstrou claramente o imenso valor agregado por meio de uma abordagem colaborativa nacional para a ciência da descoberta”, afirma o investigador chefe do estudo Mavidos, o professor Cyrus Cooper.

Benefícios da vitamina D

Levantamentos anteriores já apontaram que, durante a gravidez, a vitamina D ajuda a diminuir o risco de aborto espontâneo, além de promover o crescimento saudável da placenta e reduzir o risco de pré-eclâmpsia, a hipertensão arterial específica da gestação.

Sem tratamento, o quadro pode evoluir para a eclâmpsia, que acontece quando o feto libera proteínas que provocam uma resposta imunológica da gestante — nresses casos, o sistema de defesa acaba atacando as paredes dos vasos sanguíneos, causando vasoconstrição e aumento da pressão arterial da grávida.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?