Estudo sugere que comer laticínios 2 vezes por dia reduz risco de doenças
Pacientes que seguiram a dieta apresentaram menor risco de desenvolver diabetes, pressão alta, obesidade e doenças cardíacas
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas canadenses da Universidade de McMaster descobriram, depois de acompanhar dados de 140 mil pessoas de 21 países, que o consumo de laticínios reduz o risco de doenças cardíacas. O estudo está sendo feito há nove anos, sendo que os participantes passaram um deles preenchendo questionários sobre hábitos alimentares.
O resultado foi que aqueles que consumiam duas porções diárias de produtos à base de leite – queijos e iogurtes entram na lista – por dia apresentaram menos risco de desenvolver síndrome metabólica, um termo médico para definir a associação entre diabetes, pressão alta e obesidade com doenças cardíacas.
Publicada no jornal científico BMJ, a pesquisa afirma que a diferença só foi sentida em pessoas que tomavam derivados de leite integral e não naquelas que consumiam versões reduzidas em gordura.
“Se nossos resultados forem confirmados em testes grandes e longos o suficiente, então o aumento no consumo diário de laticínios pode representar uma maneira factível e de baixo custo de reduzir a síndrome metabólica, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares ao redor do mundo”, diz Balaji Bhavadharini, em entrevista ao jornal.