Estudo sugere que causa de coágulos pós vacina da Covid é genética
Reação adversa ao imunizante estaria ligada a presença de um gene específico, afirmam cientistas australianos
atualizado
Compartilhar notícia
Depois do começo da vacinação em massa contra a Covid-19, alguns casos de pacientes que desenvolveram coágulos sanguíneos após receber a injeção surgiram no mundo inteiro. Uma pesquisa publicada em pré-print nessa segunda (4/4) pode começar a desvendar o mistério por trás do problema.
Foram analisados os casos de cinco pessoas sem parentesco que tiveram coágulos induzidos pela vacina. Segundo o estudo, todos tinham anticorpos contra uma proteína envolvida na coagulação sanguínea que possui uma estrutura diferente da normal. Os participantes também tinham uma versão específica de um gene responsável pela produção do anticorpo.
A pesquisa foi feita por cientistas da Flinders University, na Austrália, e ainda aguarda revisão da comunidade científica. “A combinação de uma variação no gene e a evolução deste anticorpo para mirar a proteína de uma maneira altamente destrutiva parece levar à esta complicação desastrosa“, dizem os pesquisadores, de acordo com a Reuters.
Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:
O gene mutado é mais prevalente em pessoas com descendência europeia. Segundo os cientistas, a descoberta sugere o uso de sequenciamento genético para identificar as pessoas que tenham risco de desenvolver a complicação. “Adicionalmente, o estudo oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento de terapias específicas para neutralizar o anticorpo”, explicam os responsáveis pela pesquisa.
Covid