Estudo sugere que antialérgico pode ajudar a tratar Covid longa
Duas pacientes americanas tiveram melhora nos sintomas de confusão mental após serem tratadas com esse tipo de medicamento
atualizado
Compartilhar notícia
Mais de dois anos depois do primeiro caso de Covid-19 relatado no mundo, a ciência ainda tenta entender os efeitos do coronavírus no organismo e como lidar com a Covid longa, quando os pacientes sentem os sintomas meses após o fim da infecção.
Um artigo publicado na revista científica The Journal for Nurse Practitioners sugere que um medicamento muito comum pode ajudar: o antialérgico. O texto descreve o caso de duas americanas, uma enfermeira e uma professora, que tiveram Covid-19 no começo de 2020 e sofreram com os efeitos da doença até um ano depois.
A primeira delas sentiu vários sintomas a longo prazo, como fadiga, dor de cabeça e confusão mental. Seis meses depois, ela precisou tomar um antialérgico para lidar com um quadro de alergia a queijo e, milagrosamente, se sentiu melhor. Ela começou a tomar o remédio todos os dias e, depois de conversar com seu médico, encontrou uma dose adequada para seu caso.
A paciente está tomando o medicamento há nove meses e os sintomas de fadiga, confusão mental e dor no peito praticamente desapareceram. A enfermeira voltou a trabalhar e diz estar com 90% da saúde de volta.
Já a segunda paciente estava sofrendo com dor nas juntas, insônia, taquicardia e dificuldade para se concentrar um ano depois de ter sido diagnosticada com Covid-19. Ela teve que tomar antialérgico por um tempo para lidar com outro problema de saúde, e também percebeu melhora nos sintomas — ela relatou se sentir 95% melhor.
A enfermeira Melissa Pinto, da Universidade da Califórnia Irvine, nos Estados Unidos, é uma das autoras do artigo e lembra que é imprescindível que o paciente procure orientação médica antes de começar a tomar qualquer remédio.
Os pesquisadores explicam que os sintomas da Covid longa são semelhantes aos da Síndrome da Fadiga Crônica, uma condição que é manejada com o uso de antialérgicos, que tem a propriedade de acalmar as células imunológicas que agem além do necessário.